OPINIÃO

A Páscoa, o renascimento e a fé

31/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

A Páscoa é celebrada de diversas formas pelas religiões ao redor do mundo. Para os cristãos, é a festa de maior importância do calendário, data que ressalta a ressurreição e se configura em uma grande demonstração da divindade de Jesus Cristo. Antes disso, as comemorações desse importante período, já ocorriam há centenas de anos entre os judeus. Dentre as muitas religiões, há várias formas para se relacionar com a espiritualidade e se ligar ao divino.

Páscoa é a época de lembrar da necessidade da "libertação do homem velho", refletindo no exemplo de Jesus, para que possa nascer o "Homem Novo". Um momento para reservar alguns minutinhos do nosso dia e nos voltar para dentro de nós mesmos, refletir e agradecer.

Devemos começar a aproveitar melhor esses momentos de união familiar para, além de festejar a vida de Jesus, trabalhar acima de tudo, em nossa mudança interior. É uma época sagrada, onde os nossos valores e comportamentos devem ser reformulados, abandonando todo o egoísmo, despertando para nosso sentimento cristão, sendo mais caridosos e amorosos com nossos semelhantes, "amando ao próximo, como a nós mesmos". Essa é a verdadeira mensagem que Jesus nos deixou e a certeza de que estará sempre ao nosso lado cuidando do nosso Planeta e a cada um de nós, auxiliando-nos no reerguimento, após cada uma de nossas quedas ao longo de nossas vidas.

Comemore, então, meus amigos, uma "outra" Páscoa. Não apenas a Páscoa do coelhinho e do chocolate, muito menos a do sofrimento, mas a Páscoa da "libertação", refletindo profundamente na transformação interior, a Páscoa da valorização da própria vida na certeza da imortalidade. No "renascimento", na "libertação" da mente que muitas vezes nos trai, do ego, do pessimismo, do medo, do descuidado, das más escolhas, dos vícios, de tudo aquilo que temos plena convicção que nos faz mal. "Em verdade vos digo que ninguém verá a luz dos céus, se não nascer de novo (palavras de Jesus)".

Portanto, seja qual for sua religião ou a maneira que você comemora momentos sagrados, como a Páscoa, que vivenciamos hoje, a espiritualidade sentida e vivida de maneira intensa em nossas vidas pode não só trazer muita paz interior e um grande sentido de viver, mas também traz algo muito precioso: influencia positivamente a nossa saúde.

É comprovado pela ciência em inúmeros estudos: rezar e se conectar com algo maior aumenta a nossa imunidade. Quem tem fé vive aproximadamente 25% a mais que os descrentes, acreditam? Rezar melhora o funcionamento de todo o corpo, já que impacta diretamente sobre o nosso sistema nervoso autônomo, regulando tanto a pressão arterial como a frequência cardíaca. Ter fé é parte importante de nossas vidas, pois nos ajuda a viver melhor.

Pacientes que têm fé têm 40% menos chances de sofrerem depressão durante seus tratamentos. Um estudo da USP apontou que aqueles que têm fé incorporam em si a certeza da recuperação, aumentando a imunidade e as chances de respostas positivas aos tratamentos. Pois quando a ciência e a religião andam juntas, o combate aos males torna-se viável, a evolução dos tratamentos é completamente diferente do padrão observado em quem não têm espiritualidade ativa, que de alguma forma, acaba não acreditando em bons resultados de seus tratamentos, e acabam não os tendo. Além disso, a fé e o positivismo dos médicos também contribuem para fortalecer o paciente. Se a pessoa doente se vê diante de um profissional que valoriza a força espiritual e entende que a medicina pode andar de mãos dadas com a religião, as chances de superação se multiplicam.

Que toda a força do renascimento de nosso Mestre Jesus se faça presente em todos os corações, que possamos através de Sua força, nos fortalecer a cada dia, em cada situação apresentada pela vida, que baseados em seus ensinamentos, possamos viver de forma mais amorosa e leve os nossos dias, que possamos regar diariamente nossa fé através com práticas simples e profundas, fortalecendo corpo, mente e espírito e desta forma, viver a vida da melhor maneira possível, já que somos seres completos e complexos. Feliz Páscoa, que a luz de Jesus Cristo irradie e vibre amor em todos os corações. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.