ITATIBA

Provedor diz não ter crise na Santa Casa

A Câmara Municipal de Itatiba instalou, em agosto do ano passado, uma Comissão Especial de Inquérito para investigar a prestação de serviços de saúde

Por Marcela Franco | 29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Provedor da Santa Casa de Itatiba na Rádio Difusora do JJ
Provedor da Santa Casa de Itatiba na Rádio Difusora do JJ

A Câmara Municipal de Itatiba instalou, em agosto do ano passado, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a prestação de serviços de saúde por meio de convênio entre a Santa Casa e a Prefeitura, além de averiguar possíveis irregularidades nas contas dos anos em que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas e a aplicação de verbas públicas.

O provedor da Santa Casa, Emerson Ricardo Netto, em entrevista à Rádio Difusora do Jornal de Jundiaí, criticou a politização do tema: “A cada quatro anos, os hospitais filantrópicos sofrem com o cenário político. Políticos que nunca aparecem começam a aparecer, tornando o hospital palco político para escândalos, especialmente com a facilidade de acesso às redes sociais. Alegações de colapso são mentira, estamos funcionando normalmente e atendendo toda a demanda da população”.

Netto atribui a crise da CEI ao presidente da Câmara de Itatiba, que transformou uma questão pessoal em debate público. Ele enfatizou o compromisso da instituição em cuidar da população e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos, reafirmando o compromisso com a transparência.

A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, com 124 anos de história, é referência em atendimentos de urgência e emergência de média e alta complexidade, contando com diversos serviços, como UTI adulto, neonatal, oncologia e hemodiálise, além de convênio com a Prefeitura para atendimento no SUS.

“A oncologia é uma das áreas mais sobrecarregadas durante a pandemia, e nossa instituição tem sido fundamental nesse contexto. Ultrapassamos metas de cirurgias e sessões de quimioterapia, demonstrando nosso compromisso com o acolhimento em momentos difíceis”, afirmou o representante da Santa Casa.

Com um convênio do SUS, a instituição ampliou sua capacidade de atendimento, superando metas de cirurgias e sessões de quimioterapia. Durante os últimos dois anos, o hospital realizou aproximadamente 1.600 cirurgias e ultrapassou em mais de 800% a meta estabelecida para sessões de quimioterapia, totalizando cerca de 60.000 sessões.

Netto ressaltou a importância das contribuições voluntárias para a manutenção do hospital, destacando que toda ajuda é bem-vinda e essencial para garantir a excelência dos serviços prestados.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.