NOVIDADE

Crianças e famílias do Jardim Novo Horizonte ganham Parque Naturalizado

As crianças e famílias da região do Jardim Novo Horizonte ganharam, na manhã desta segunda-feira (25), o Parque Naturalizado Dorival Raymundo Risso

Por Redação | 25/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Crianças das escolas do entorno do novo parque participaram tanto do processo de escuta quanto da cerimônia de inauguração do espaço
Crianças das escolas do entorno do novo parque participaram tanto do processo de escuta quanto da cerimônia de inauguração do espaço

As crianças e famílias da região do Jardim Novo Horizonte ganharam, na manhã desta segunda-feira (25), o Parque Naturalizado Dorival Raymundo Risso. Inaugurado pela Prefeitura em antiga área verde do bairro com cerca de 1,8 mil metros quadrados, o novo espaço conta com os brinquedos e mobiliários de descanso em madeira alinhados ao conceito naturalizado, pista de caminhada, quiosques, paraciclos, jardim de chuva e canteiros lúdico.

A revitalização completa do parque recebeu mais de R$354 mil, em investimentos da Prefeitura e da Fundação van Leer, da qual o Município é parceiro, por meio da Rede Urban95. O aporte foi destinado desde a coleta de dados, engajamento comunitário e escuta das crianças – vinculada à construção do Plano de Bairro local -, até a compra de materiais e execução das obras, tanto das equipes municipais, quanto do Ateliê Navio, escritório parceiro da Rede e que já atuou no Município, por exemplo, na Fábrica das Infâncias Japy.

“A implementação do novo Parque está alinhada ao eixo ‘Promover a Participação’ do programa Cidade das Crianças pois é o resultado da escuta dos desejos das crianças. Sem contar que incentiva a convivência das famílias no espaço público, o desenvolvimento motor e sensorial das crianças, o brincar livre, o contato com a natureza e a conexão intergeracional da sociedade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A representante da Fundação Van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, elogiou o resultado. “Este novo parque é a sinalização do comprometimento, exemplo e liderança de Jundiaí na rede pelo olhar para as áreas vulneráveis, para o envolvimento com a comunidade e a criação de espaços de estímulo ao brincar livre e ao ‘desemparedamento’.”

Além dos moradores da região e autoridades, a inauguração do novo parque contou com as participações especiais das crianças matriculadas nas unidades escolares do entorno – Professora Maria Aparecida Silva Congílio, Professora Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho e Professora Beatriz Blattner Pupo -, além das crianças atendidas pelo Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Oeste e do programa Criança Feliz, que participaram do processo de escuta da implementação do novo espaço.

A Brenda Gomes, de dez anos, é estudante do 5º ano da Emeb Beatriz e participou da oficina de pintura das placas com a identidade da campanha Pé de Infância. “Quis deixar registrado que ‘Respeito ao próximo é importante’, para que as pessoas não pensem apenas em si mesmas e porque vir brincar aqui e preservar o espaço é um sinal de respeito.”

A moradora do bairro Emily Leite já aproveitou para brincar com a filha Ana Maria, de oito meses, e que recebe as visitas do programa Criança Feliz. “Quis prestigiar o novo espaço, que pretendo frequentar bastante. Ter um parque na porta de casa será bom pra tomar um ar, sair do contato só com as telas e tecnologias para poder ter contato com a natureza.”

O Parque
Com a implementação do novo Parque, Jundiaí caminha para o estabelecimento no Jardim Novo Horizonte de mais uma Área da Infância, espaço qualificado como o entorno da Fábrica das Infâncias Japy, na vila Arens. A iniciativa contempla o livre contato com a natureza, segurança viária, incentivo à presença de pedestres e ciclistas, além da presença de equipamentos públicos municipais de referência, como, neste caso, o NAA, o Cras e as escolas do entorno.

Além dos brinquedos de madeira instalados, como a aldeota (espécie de playground suspenso), esguicho d’água, parede de escalada, circuito de troncos e caixas de areia, o novo parque conta ainda com uma pirâmide de bambu e estruturas inclusivas, como o paisagismo lúdico voltado às crianças, jovens e adultos com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sinalizações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no sistema Braille. A identidade visual do espaço contém os elementos da campanha Pé de Infância.

O novo Parque Naturalizado fica na avenida Professora Danielle Lourençon, 351, ao lado do NAA do bairro, e ficará aberto ao público com o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.