E VENCEU A LUTA!

Só de cueca, funcionário de restaurante luta com ladrão na avenida 9 de Julho em Jundiaí

A vítima conseguiu desarmar o assaltante, que correu; pouco tempo depois ele foi preso

Por Fábio Estevam | 24/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

.

A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial

Um funcionário de um restaurante bastante conhecido na avenida 9 de Julho, em Jundiaí, lutou contra um ladrão, em frente ao estabelecimento, no início da madrugada deste domingo (24), durante uma tentativa de roubo. Detalhe; a vítima estava apenas de cueca quando atracou-se com o criminoso. Após conseguir escapar de ser detido pela vítima, o bandido correu. O segurança do estabelecimento foi acionado e saiu à caça do ladrão, conseguindo deter um suspeito cerca de 500 metros longe do local do crime, no estacionamento de um supermercado, na rua do Retiro.

COMO FOI

Já passava de meia-noite, quando, o funcionário do restaurante - que dormia apenas de cueca dentro de uma perua Kombi, estacionada ao lado do estabelecimento -, acordou com um barulho estranho no veículo. Neste momento ele percebeu que um ladrão estava tentando arrombar a porta. "Decidi então sair e confrontar o homem, encurralando-o na parede do bar. Neste momento ele sacou um pedaço de tesoura (meia tesoura) que estava em seu bolso e ameaçou me atacar. Diante dessa situação, tentei imobilizá-lo e a tesoura caiu, mas ele continuou lutando para se soltar, chegando até a perder a blusa durante o embate. Como eu estava apenas de cueca, optei por não persegui-lo, mas acionei o segurança do restaurante, que partiu em sua busca", disse a vítima, em depoimento ao delegado Rodrigo Carvalhaes.

De moto, o segurança foi atrás do ladrão e, próximo ao Corpo de Bombeiros, desconfiou de um homem caminhando pela rua envolto a um cobertor. Com a aproximação para tentativa de abordagem, o homem correu e passou a atirar pedras contra o segurança. Cansado depois de correr bastante (sendo perseguido), ele notou que não conseguiria fugir e se entregou, já no estacionamento de um supermercado.

O segurança o deteve e acionou a Guarda Municipal, que apoiou na condução do suspeito ao Plantão Policial, onde ele confessou que estava tentando arrombar a porta do veiculo para cortar e furtar um fio - que estava ligado em uma tomada dentro do restaurante e sendo usado pela vítima para funcionar o ar-condicionado da Kombi enquanto ele dormia.

Carvalhaes então o prendeu em flagrante por tentativa de roubo - a tesoura foi apreendida.

15 INQUÉRITOS E PREVENTIVA

Durante a elaboração da ocorrência, Carvalhaes descobriu que o suspeito em questão está respondendo a mais de 15 inquéritos policiais, o que inclusive serviu para justificar pedido de prisão preventiva. "A segregação cautelar é absolutamente imprescindível à garantia da ordem pública. De fato, os fatos são objetivamente graves, pois a indiciado, objetivando garantir a impunidade do crime que inicialmente pretendia praticar (furto), utilizou-se de grave ameaça contra a vítima, fazendo uso de um instrumento de corte. Não bastasse isso, o autor possuí vasto histórico criminal, respondendo a nada menos do que quinze inquéritos policiais de furto e um de roubo, além de um Termo Circunstanciado de ocorrência por favorecimento real. Com isso, demonstra ser pessoa com personalidade incorrigível, não assimilando a terapêutica criminal. É certo, portanto, que em liberdade voltará a delinquir, sendo ingênuo acreditar que mudará os rumos da sua vida buscando, por exemplo, emprego legítimo para se sustentar. Quantas vezes tiver a oportunidade incorrerá em crime de furto, certamente para sustentar seu vício em entorpecentes, causando grave prejuízo a população de bem".

O suspeito foi levado para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, onde vai aguardar audiência de custódia a ser realizada neste domingo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.