IMUNIZAÇÃO

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde

Por Redação | 16/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

As escolas atendidas serão as Escolas Municipais Maria Aparecida Silva Congílio (Novo Horizonte), Professora Nilse Moraes Leite (Parque Residencial Jundiaí) e Professor João Fernandes Neto (Morada das Vinhas) e as Escolas Estaduais Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato (Parque Residencial Jundiaí), Dom Joaquim Justino Carreira (Almerinda Chaves), Professor Luiz Rivelli e Padre Maurílio Tomanik (Cecap).

“Estamos empenhados em ampliar as coberturas vacinais do nosso Município, evitando a volta de doenças como a paralisia infantil e o sarampo. Novamente, nossas equipes estarão nas escolas para a verificação dos documentos e com a oferta dos imunizantes, facilitando para os pais e/ou responsáveis. Vamos atender sete unidades e, ao longo do ano, ampliaremos a ação, a exemplo de 2022. Essa é uma parceria importantes com a Unidade de Gestão de Educação e com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em prol da nossa população”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI). Entre elas: Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente e HPS. As crianças de seis meses a menores de cinco anos também poderão receber as doses da vacina contra Covid-19.

“Nos adolescentes das escolas estaduais, a aplicação ocorrerá mediante apresentação de autorização enviada, com assinatura dos responsáveis. No caso das crianças das creches, a vacinação será na presença dos pais”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Em 2023, ação realizada pela Prefeitura nas escolas resultou na aplicação de 1.383 doses. Nas EMEBs foram vacinadas 528 crianças e nas unidades estaduais, 155 alunos e 80 profissionais.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.