LANÇAMENTO

Livro traz seleção de grandes filmes nem sempre lembrados

O livro '100 grandes filmes…' é do crítico de cinema e jornalista Rafael Amaral

Por Redação | 29/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Rafael Amaral
Rafael Amaral

Quando se tratam de livros com listas de filmes, é comum o leitor encontrar uma relação de obras consagradas e discutidas à exaustão, como "Um Corpo que Cai" e "Cidadão Kane". Ninguém duvida que estão entre as melhores da sétima arte. O livro "100 grandes filmes…", do crítico de cinema e jornalista Rafael Amaral, contudo, propõe um caminho diferente: um compilado de análises de filmes que não costumam aparecer nas listas de grandes filmes e merecem um lugar de destaque na História do Cinema.

"Escolhi 100 filmes incríveis, de cineastas famosos e que, curiosamente, são constantemente colocados em um segundo plano em suas filmografias", explica Rafael. O livro cobre 100 anos de cinema, com 100 críticas, em um trabalho de pesquisa e garimpo, com textos moldados sob um olhar pessoal. "Falamos muito sobre 'Um Corpo que Cai' e pouco sobre 'Sob o Signo de Capricórnio'. Ambos são de Hitchcock e merecem ser conhecidos. O mesmo acontece, por exemplo, com Fellini: tanto já se falou sobre 'Oito e Meio', que é um filme que adoro, mas precisamos voltar nossa atenção também para 'Roma', outro grande trabalho do mestre italiano", declara Rafael.

O livro traz análises de filmes clássicos e modernos como "Solidão", "Dama por um Dia", "Era uma Vez um Pai", "Cinzas que Queimam", "A Religiosa", "Os Maridos", "Coração de Cristal", "A Mulher do Tenente Francês", "Gêmeos, Mórbida Semelhança", "À Beira da Loucura", "Frágil como o Mundo", "Poesia", entre muitos outros.

Interessados podem comprar o livro no site da editora (loja.uiclap.com) ou na Amazon.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.