POLÍCIA MILITAR

Homem é preso por roubo com sequestro em que a vítima foi agredida no cativeiro

Os policiais militares também descobriram um desmanche clandestino de caminhões roubados, onde, inclusive, foi encontrado o veículo da vítima

Por Fábio Estevam | 17/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

No galpão o caminhão da vítima foi encontrado já parcialmente desmontado
No galpão o caminhão da vítima foi encontrado já parcialmente desmontado

Policiais militares prenderam em Itatiba, na tarde desta sexta-feira (16), por roubo qualificado, um homem de 30 anos, suspeito de participação em um assalto ocorrido pela manhã, em Embu das Artes, onde um caminhoneiro, de 44 anos, teve o caminhão (com a carreta), celular, dinheiro e aliança levados pelos criminosos. A vítima foi sequestrada e levada para uma favela, onde ficou em cativeiro, sendo agredido e ameaçado a todo instante sob mira de arma de fogo. O homem detido - que teve a prisão em flagrante determinada pelo delegado Rodrigo Carvalhaes, no Plantão Policial -, negou participação no crime, apesar de ter sido reconhecido pela vítima.

Era início da tarde, quando uma equipe da PM fazia patrulhamento por um bairro de Itatiba, onde avistaram um Renaut Sandero saindo de um armazém abandonado. O condutor, ao notar a aproximação da viatura, deixou o local em alta velocidade, dando início à perseguição. Como a distância da equipe para o suspeito era grande, os policiais o perderam de vista, motivo pelo qual informaram via rádio a outras viaturas as características do carro.

Já com vistas ao Sandero, PMs da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) conseguiram localiza-lo parado em frente a um  posto de combustíveis, na rodovia Dom Pedro. Foi feita a abordagem ao condutor e, no carro, os policiais encontraram um 'jumper' (aparelho utilizado para bloquear sinal de rastreamento). Também durante a abordagem, os PMs descobriram que o condutor é criminoso condenado por roubo, e que estava em liberdade condicional.

Questionado sobre o motivo da fuga iniciada em frente ao galpão, na área urbana da cidade, ele negou que fosse ele, dizendo que o carro pertence a um cliente da oficina onde trabalha como mecânico, e que estava dando uma volta para testes após troca de peças. Ele foi levado até o galpão de origem da ocorrência, onde os policiais, já com apoio de outras viaturas, encontraram dois veículos de pequeno porte (um furgão branco e um Corsa Classic, ambos sem registro de roubo ou furto), e um caminhão parcialmente desmontado (justamente o que havia sido roubado em Embu das Artes). Dentro do furgão foram encontradas mais ferramentas típicas de desmanche e placas de outros dois veículos. No local também havia um gerador ainda ligado alimentando outros dois dispositivos 'jumpers'. Todos os objetos foram recolhidos e apreendidos.

TERROR

O proprietário do caminhão foi acionado e veio até Jundiaí, comparecendo no Plantão Policial, onde relatou os momentos de terror pelos quais passou, e reconheceu o homem preso como sendo um dos integrantes da quadrilha. Ele também contou que, no cativeiro, roubaram dinheiro de sua conta (via PIX), e ainda enviaram uma foto dele ao seu patrão, solicitando R$ 20 mil para resgate - o que não foi pago. Após isso, já por volta das 15h30, o caminhoneiro foi abandonado em outro bairro de Embu.

DELEGADO

Após ouvir os PMs, a vítima e também o suspeito detido - que na presença de sua advogada, relatou ter sido agredido e ameaçado pelos policiais durante o desenrolar da ocorrência -, Carvalhaes determinou a prisão em flagrante dele e também sua captura - já que, em condicional, ele não poderia se envolver em crimes. O delegado também representou pela conversão do flagrante em preventiva. O preso foi levado para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.