OPINIÃO

Fio de ouro

16/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

A verdadeira amizade ê aquela que nos permite falar ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas nossas qualidades - Millôr Fernandes.

Neste dia 14 de fevereiro foi comemorado o Dia da Amizade, em diversos países do mundo. Um dia de mostrar afeição entre amigos. Pessoas amigas, que nos acompanharam e participam de muitos momentos de felicidade, em nossas vidas. Pessoas que jamais poderão ser esquecidas, porque são gratas ao coração. Dizem os mais sábios que fácil é ter um amigo, o difícil é conservá-lo. Lembrei-me, então, de um conto, de autor desconhecido, que muito retrata esta situação.

Narra o texto que um professor de filosofia pegou um pote de vidro e encheu-o de bolas de golfe. Perguntou aos alunos se o pote estava cheio. Todos disseram que sim. Pegou, no entanto, um pacote de bolinhas de gude e as colocou junto com as bolas de golfe. A mesma pergunta foi feita. E o pote continuou cheio. Em seguida despejou uma caixa de areia, preenchendo os espaços vazios do pote. O pote parecia cheio por completo. Mas ainda tomou um copo de café e umedeceu a areia. O pote continuou cheio. O mestre então explicou aos seus alunos.

O pote de vidro representava nossas vidas. Pode se quebrar a qualquer instante e dele nada mais restar. As bolas de golfe são os elementos importantes de nossa existência, como Deus, família e amigos. As bolas de gude são as peças necessárias, como o trabalho, a casa, o carro. A areia apenas simbolizava as pequenas coisas que, muitas vezes, tanto nos preocupa em nosso dia a dia.

O professor fez uma pausa, então alertou. Se colocar a areia primeiro no pote, não haveria espaços para as bolinhas de gude e muito menos para as bolas de golfe.

O mesmo ocorre em nossas vidas.

Se gastarmos tempo e energia com as pequenas coisas, deixaremos de realizar com as coisas mais importantes. Ocupem-se com as bolas de golfe em primeiro lugar, depois das bolinhas de gude, porque o resto é apenas areia.

Foi então que um aluno se levantou e perguntou ao mestre: e o que representa o café? Que bom que me fizeste esta pergunta. O café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá um lugar para tomar um café com um amigo.

Sim. Podemos até pensar que a comemoração é mais uma a ser rotulada como comercial, mas dá para refletir. Quantas vezes perdemos um grande amigo, e deixamos a oportunidade, de em vida, ser lhe grato? De transmitir nossa sincera amizade? A vida passa e não percebemos isso.

"A vida na terra é uma passagem, o amor uma miragem, mas a amizade é um 'fio de ouro' que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude a segue, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela flor do mundo perde sua beleza, mas uma amizade fiel dura para a eternidade. Viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças." (Francisco Xavier)

Dê um tempo para você. Ainda é tempo! Basta um simples telefonema para a pessoa amiga, por certo há de tornar seu dia melhor e um amigo feliz.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.