HOMICÍDIO

Adolescente é detido suspeito de matar o pai, em defesa da mãe, em Jundiaí

O delegado entendeu o caso como legítima defesa do jovem, em favor da mãe, ao impedir que o pai a matasse

Por Fábio Estevam | 15/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Polícia

JORNAL DE JUNDIAÍ

A PM atendeu a ocorrência e levou mãe e filho para o Plantão Policial de Jundiaí
A PM atendeu a ocorrência e levou mãe e filho para o Plantão Policial de Jundiaí

A poucas horas de comemorar seu aniversário de 16 anos (nesta quinta-feira, 15), um adolescente foi detido por policiais militares suspeito de matar a facadas o próprio pai, que tentava matar a esposa, na casa da família, em Jundiaí, na noite desta quarta-feira (14).

O jovem foi levado para o Plantão Policial, onde o delegado Alexander de Paula entendeu que ele agiu em legítima defesa em favor a mãe, e assim o liberou para aguardar as investigações em liberdade. "Entendo que a ocorrência se amolda aos crimes de tentativa de lesão corporal e de ameaça, no âmbito de violência doméstica. Isso porque a vítima (pai) tentou agredir sua esposa. Inclusive, ele tentava enforcar a esposa, possivelmente com intenção de matá-la. Felizmente, o filho do casal conseguiu defender sua mãe e evitou a morte dela. Em defesa de sua mãe, usando moderadamente do meio disponível e necessário (faca), ele repeliu a injusta agressão com dois golpes de faca no pai. Este foi socorrido, mas faleceu no hospital", despachou o delegado. "Cristalina a presença de exclusão de ilicitude na conduta do adolescente, pois agiu em legítima defesa de forma clássica, e, com base na lei, foi realizada a oitiva e liberação do adolescente".

O QUE ACONTECEU

A PM foi acionada via 190 para atendimento de violência doméstica, com informações de que um dos envolvidos havia sido socorrido ao Hospital São Vicente. Policiais foram até o local da ocorrência, onde fizeram contato com uma mulher e seu filho, adolescente, que contaram que ela pediu ao marido R$ 300 para comprar remédios. Ele, por sua vez, ficou nervoso e começou a discutir com a esposa e a pegou pelos braços, momento em que caíram na cama. Neste momento, segundo ela, o marido tentou enforcá-la, dizendo que a mataria: “sua coisa ruim, sua praga, vou te matar”.

O garoto, ao presenciar a cena, tentou dar um 'mata leão' no pai, mas sem sucesso, já que ele continuou tentando enforcar a esposa. Ainda de acordo com eles, a única coisa que passou na mente do rapaz foi pegar uma faca que estava sobre a mesa - objeto mais acessível e mais perto -, para ajudar a mãe a se desvencilhar do pai. O jovem então o golpeou por duas vezes, sendo que o pai saiu correndo de dentro de casa, indo até a lavanderia, onde logo caiu ao chão.

O filho então pediu ajuda a parentes que moram próximos, que providenciaram o socorro dele ao hospital - pouco tempo depois ele faleceu.

A equipe de plantão da Polícia Civil foi chamada, que por sua vez acionou a Perícia Técnica. A faca foi apreendida.

Mãe e filho foram levados para a delegacia, onde o delegado tomou sua decisão, de liberar o garoto, entendendo o caso como legítima defesa dele em favor da mãe.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.