PROGRAMAÇÃO

Bloco Afro, samba e axé embalam Carnaval de rua

Em Jundiaí, a animação no asfalto terá início no próximo domingo (4) e se estenderá até o dia 13

Por Letícia Malatesta | 28/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

O Carnaval jundiaiense conta com diversos estilos musicais
O Carnaval jundiaiense conta com diversos estilos musicais

No próximo domingo (4), tem início a programação do Carnaval de rua de Jundiaí, que acontecerá até o 13 de fevereiro no Jardim Novo Horizonte, na Avenida União dos Ferroviários, Centro, Vila Progresso e Ponte São João.

De acordo com o diretor da Unidade de Gestão de Cultura, João Carlos de Luca, os nove blocos foram aprovados a partir de alguns critérios. "A partir da análise da experiência dos blocos nos anos anteriores, levando em conta alcance artístico, cultural e social, nós aprovamos a ação de alguns deles", explicou.

Os blocos que sairão nas ruas de Jundiaí são, respectivamente, CarnaOeste - Basta vir e se divertir, no próximo domingo (4), às 14h, com concentração no Parque do Cerrado, juntamente com o Afro Kekerê, também, às 14h, com concentração na Avenida União dos Ferroviários; já na sexta-feira (9) os foliões poderão curtir o Refogado do Sandi, às 14h, com concentração na Praça Ruy Barbosa, Centro; no sábado (10), acontecerá a volta do bloco Carne com Queijo, às 9h, com concentração na Praça Getúlio Vargas, na Vila Progresso, e o Bloco da Ponte Torta, às 15h, com concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro; no domingo (11), acontece o bloco Super Poderosas, às 9h, com concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e o bloco Baile da Maravilha, às 14h30, na Praça Ruy Barbosa, Centro; na segunda-feira (12) será a vez do Continuamos na Nossa, às 10h, na Praça João Mingotti, Ponte São João; na terça-feira (13), encerrando as comemorações do Carnaval, o público conta com o Bloco do Rato, às 14h, na Avenida Carmine Todaro, Jardim Novo Horizonte.

Idealizadores

De acordo com Gisela Vieira, organizadora do bloco Refogado do Sandi, este é um ano ainda mais especial. "Neste ano, o bloco vai fazer 30 anos de existência, vamos comemorar sua Bodas de Pérola fazendo o desfile oficial no dia 9 de fevereiro, com uma trilha sonora de Marchinhas de Carnaval."

Gisela faz um convite à população de Jundiaí e acrescenta: "A única exigência é que o folião goste verdadeiramente do Carnaval, o Carnaval raiz, o Carnaval das marchinhas, aquele com os dedinhos pra cima, o Carnaval onde se compartilha apenas a alegria de poder brincar a folia, junto com a família e amigos, com respeito e tranquilidade", diz.

Vanderlei Victorino, Tom Nando e Luiz Bernardes, idealizadores do bloco Afro Kekerê, que este ano terá o tema "Kekerê, Liberdade, Forma Suprema de Vida", comentam sobre a preparação para o dia de folia. "O Bloco Kekerê realiza, durante o ano inteiro, atividades e ações sociais, oficinas, ensaios abertos, shows e apresentações, festas e almoços, com finalidade artística e cultural, e arrecadamento de verba para custear o bloco."

Os idealizadores comentam sobre como o bloco fomenta a cultura em Jundiaí. "A importância de desfilar com o Bloco Afro Kekerê numa cidade do interior de São Paulo se dá pelo interesse geral da população em ter contato com as origens rítmicas e culturais que são a base da história e da Música Popular Brasileira. No nosso primeiro desfile acreditávamos que iriam apenas 500 pessoas, nossa grande e feliz surpresa foi se deparar com mais de 5 mil pessoas e a cada ano esse número aumenta, ano passado tivemos 45 mil foliões seguindo o bloco", explicam.

Elis Godoy, organizadora do bloco Carne com Queijo, fala sobre a volta do tradicional cortejo. "Estamos animados para levar os foliões às ruas novamente, com maracatu de baque virado, afoxé, maculelê, ciranda e muito mais, porém nós estamos tristes com a forma com que a prefeitura está lidando com o Carnaval nos últimos anos, não há apoio, exceto bloqueio das ruas."

Dora Mendes, também conhecida como DJ Maravilha, idealizadora do Baile da Maravilha, comenta sobre como será o baile neste ano. "Este ano nosso tema é uma homenagem às mulheres da música brasileira, será um bloco não convencional, porque terá DJs no lugar de uma banda. Vamos ouvir um pouco de tudo, samba, axé, pop, hip hop, soul, funk, reggaes, carimbós, tecnobrega, forró... pra todos os gostos."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.