OPINIÃO

A sala de espera

21/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Este texto foi escrito por Adriana Faria para o blog Livro, Café e Prosa:

"Recentemente eu vivenciei essa experiência de estar numa sala de espera, e a sala de espera pode tornar-se um dos lugares mais solitários do mundo. No tempo em que ali permaneci posso dizer que pude experimentar virtudes como paciência, paz, sabedoria e confiança. São muitas as razões que nos levam à sala de espera: morte, enfermidade, traição, separação e divórcio, violência familiar, desemprego, abandono etc.

O tempo de espera nos mostra que não somos o dono do tempo, e que nada está nas nossas mãos, apenas o esperar.

Durante esse tempo em que fiquei na sala de espera, observei o semblante de cada pessoa, uns com o aspecto mais esperançosos, outros com a angústia declarada em seu olhar, ali eu meditei, orei, li a Bíblia, li algumas páginas de um livro, fiquei olhando pela janela os pássaros e o pensamento voltado ao máximo em crer que Deus estava cuidando de tudo.

Nessas circunstâncias, frases como: "Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida" e "Não desanimem, apenas orem e confiem, pois Deus é soberano" parecem não fazer muito sentido.

É difícil entender por que Deus muitas vezes nos deixa numa longa espera, no silêncio, como se o tempo parasse. Muitas vezes até duvidamos da sua bondade, pois, afinal, estamos sofrendo.

O profeta Habacuque também viveu uma experiência marcante em uma sala de espera. Ele conviveu com violência, enfraquecimento da justiça, impunidade dos líderes e o triunfo do ímpio sobre quem desejava agradar a Deus.

Assim como eu e você, ele também esperava por respostas e dirigiu a Deus perguntas do mais profundo de sua alma.

O livro de Habacuque é essencial pois traduz para hoje alguns dos mais profundos anseios do ser humano, como o de entender Deus quando seus caminhos não fazem sentido para nós.

Somente Deus é capaz de levar-nos do desespero à esperança. Mesmo que experimentemos o desespero, ele não precisa ser a nossa marca, pois o mesmo Deus que ouviu Habacuque, escuta eu e você.

O esperar nos faz refletir em muitas coisas, nos faz pensar, nos faz buscar um força dentro de nós, o esperar nos ensina que não temos o controle de nada, e que se não tivermos Deus como o centro de tudo enlouquecemos.

Quando lembro do versículo de Salmos 46:10 - "Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus...." -, lembro que ele me acompanha há muitos anos em minha mente, quando o desespero vem, a incerteza chega, imediatamente o Espíritos Santo me lembra desse versículo. Então eu me deparo com a questão de que confiar em Deus é em TUDO e não somente quando algo não está bem.

Desejo do fundo do meu coração que você possa entender que a sala de espera é momentânea, logo passa, e que o agir de Deus é a nosso favor.

Parei de perguntar o "Porquê disso" e passei a dizer: "O que o Senhor quer me ensinar com tudo isso."

Não desanime, não desista. Deus está cuidando de tudo.

Com amor em Cristo"

PASTOR DANIEL ANTÔNIO é teólogo, administrador e publicitário (daniel.antonio@nazareno.com.br).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.