RECEPÇÃO

Novos palcos ganham aplausos

Após 22 dias de reinauguração, artistas já elogiam o Centro das Artes

Por Letícia Malatesta | 07/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Diferentes artistas já ganharam espaço no Centro das Artes
Diferentes artistas já ganharam espaço no Centro das Artes

O espaço do Centro das Artes, inicialmente, foi criado para ser mercado municipal, mas em 1981 se tornou um ambiente de espetáculos. Após revitalizações, teve sua reinauguração em 2023. E, depois de 22 dias, artistas jundiaienses já elogiam esse novo espaço que ressignifica e dá voz à arte.

Para o bailarino da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, Daniel Ribeiro, que esteve presente na reinauguração, estar novamente no Centro das Artes foi uma realização pessoal e profissional.

"Foi mágico, graças a tudo que representa para a cidade e para mim. Sou jundiaiense e frequentava o local antes de ser fechado e estar lá, hoje, expondo minha arte é uma realização profissional e pessoal."

O Centro das Artes, para Daniel, fortalece aquilo que ele acredita. "O local tem uma importante influência social e cultural para nossa cidade, fortalecendo aquilo que tenho dito, que Jundiaí é uma incubadora da arte, não só pelos investimentos, mas pelo impacto que isso causa na vida das pessoas que usufruem dessa arte", comentou.

Laura Afarelli Mignorin, atriz da Companhia de Teatro de Jundiaí, conta como foi se apresentar no local. "Foi muito bonito, fomos recepcionados pelo público da melhor maneira, foi uma troca coletiva, público e elenco, ambos muito empolgados em ocupar esse novo espaço."

Laura aguarda para saber o futuro que o Centro das Artes terá. "Um espaço público de arte é sempre uma alegria no coração, estou com esperança de que será ocupado por artistas da cidade e com todo o tipo de linguagem. Espero, como artista, ocupar, e como público quero ser tomada por arte, redescobrir o espaço e adicionar esse local à minha rotina."

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o principal papel do Centro das Artes é e será o fomento ao trabalho da classe artística.

"O Centro das Artes traz novas possibilidades à produção artística local, com acessibilidade para artistas e espectadores com deficiência", explica. "Além da tradicional Sala Glória Rocha de espetáculos, o espaço ganhou novos ambientes: a Sala Josette Feres, que pelo formato inovador e equipamentos instalados permite uma série de novas experimentações e possibilidades, a Galeria de Exposições, que conta com iluminação cênica adequada e diversas possibilidades para exposições de esculturas, realização de saraus e lançamentos de obras, sem contar o hall de entrada, que conta com instalação de iluminação, sonorização e projeções necessárias para hospedar intervenções e apresentações artísticas."

PROGRAMAÇÃO

A programação para janeiro será composta somente por atrações gratuitas, apresentadas pelos corpos artísticos municipais. Além da Mostra Coletiva de Reabertura, instalada na nova galeria de exposições Olga de Brito (que pode ser visitada das 10h às 22h), a Sala Glória Rocha retorna nos dias 20 e 21, às 16h, com a apresentação do espetáculo "R.I.P. - Uma história de amor", da Cia. de Teatro de Jundiaí. Já no dia 26, às 20h, o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) apresentam na Sala Glória Rocha o espetáculo "Poesia em Canto". E no sábado (27) e domingo (28), às 16h, a Cia. Jovem de Dança apresenta seu espetáculo "Instagrimm".

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.