Medicina

Procedimento mostra resultados promissores para bariátrica

Por Rafaela Silva Ferreira | 19/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

A liderança é do Dr. Bruno Zilberstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
A liderança é do Dr. Bruno Zilberstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

A obesidade é uma epidemia global com muitas consequências negativas para a saúde. Neste cenário, para abordar especificamente a questão do ganho de peso em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica tipo Sleeve, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um método híbrido e o chamou de “Gastrectomia Vertical com Desvio Jejunoileal (VSG-JIB)”.

O médico Rodrigo Moisés de Almeida Leite, 27 anos, neto do cirurgião Ronaldo Moisés, do Hospital Maternidade e formado pela faculdade de Medicina de Jundiaí, conta como foi o processo. “O trabalho foi liderado pelo doutor Bruno Zilberstein, professor livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele desenvolveu essa técnica em 2011, ainda de forma experimental. Em 2012, foi autorizado pelo comitê de ética da USP.”

Este procedimento cirúrgico ajuda os pacientes a atingir seus objetivos de perda de peso de forma sustentável. O bypass gástrico Y de Roux (RYGB), outro procedimento cirúrgico para perda de peso, é o segundo procedimento mais comumente recomendado nos Estados Unidos. Embora ambas as intervenções cirúrgicas sejam populares entre cirurgiões bariátricos e pacientes com obesidade mórbida, o RYGB parece estar associado a melhores resultados de perda de peso e menos incidências de refluxo gastroesofágico pós-cirúrgico. Pelo contrário, o Sleeve tem sido associado a um reganho de peso de 10- 29,5% em cinco anos e cirurgias repetidas. “Os pacientes foram seguidos por, no mínimo, cinco anos. Eu entrei na equipe ano passado (2022) e fui responsável por toda a análise do estudo, dados, resultados de perda de peso e segurança”, completa Rodrigo. “Nosso estudo foi publicado em uma revista de alto fator de impacto, americana, especializada em cirurgia minimamente invasiva.”

Durante o VSG-JIB, o intestino delgado permanece totalmente intacto, absorvível e funcional. Este procedimento envolve apenas um pequeno corte com “anastomose látero-lateral” ou a reconexão cirúrgica dos segmentos do trato digestivo necessários. Isso simplifica a intervenção VSG-JIB e também reduz o risco cirúrgico associado.

Em seguida, a equipe comparou os resultados cirúrgicos de ambos os procedimentos, acompanhando um grupo de 176 pacientes (VSG-JIB: 74; RYGB: 102) por 60 meses. Eles não encontraram diferenças estatisticamente significativas na perda de peso a longo prazo entre os dois grupos. Embora a taxa de complicações pós- -cirúrgicas imediatamente após a cirurgia tenha sido semelhante, complicações menos graves foram observadas no grupo VSG-JIB do que no grupo RYGB.

Com isso, os pesquisadores concluíram que o VSG- -JIB é uma nova intervenção cirúrgica para perda de peso, que é fácil de realizar, com segurança e eficácia comparáveis às do RYGB e menos complicações em relação ao sleeve padrão.

“Essa técnica pode ser usada em qualquer paciente com indicação de bariátrica. Mas pode ser de benefício especial para aqueles que já fizeram sleeve e apresentam perda de peso inadequada.” O sleeve envolve a remoção de uma parte do estômago e a criação de uma bolsa estomacal vertical menor em forma de manga. “O nosso estudo mostrou que essa técnica leva a mesma perda de peso do bypass com menos complicações por ser de anastomose única (só uma conexão com o intestino).”

Quanto às complicações, Rodrigo explica que essa cirurgia é de reversão mais fácil que o bypass. “E temos um controle de comorbidades (pressão alta, diabetes) comparável ao bypass e superior ao sleeve convencional.”

Com relação a evidência científica, o médico cita dois trabalhos. “Um, inclusive, conversei com 176 pacientes. E temos o trabalho inicial de 2011, com oito pacientes para descrição da técnica, publicada em periódico médico nacional.”

O médico Rodrigo Moisés de Almeida entrou na equipe em 2022

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.