Para incentivar o progresso das mulheres no futebol, o Paulistão Feminino e a marca de absorvetes Intimus, lançaram uma campanha que reforça a assinatura "Menstruada ou não, ela pode", que tem como objetivo combater preconceitos e estigmas a respeito da menstruação e sua relação com o desempenho da mulher no futebol.
Na última semana, as atletas do Paulista Feminino sub-15 receberam kits de calcinhas absorventes reutilizáveis que podem ser usadas durante todo o ciclo menstrual, para que as jogadoras possam jogar com o máximo de conforto.
As jogadoras do Galo comemoraram a parceria e ressaltaram a importância da entrega dos kits. "Eu achei muito legal essa campanha. Essa iniciativa mostra que a marca não está só patrocinando o campeonato, mas também apoiando e acompanhando o futebol feminino, tanto no profissional, como nas categorias de base", disse a jogadora Mariana Tonini.
Para a goleira Nauanny, a parceria é um marco importante no esporte. "É uma forma de ressaltar o compromisso da empresa em promover igualdade de gênero e empoderar as mulheres através do esporte. Além disso, contribuir para o crescimento do futebol feminino, oferecendo suporte e visibilidade às atletas."
BENEFÍCIOS
A auxiliar técnica do Paulista Feminino, Tatisa Zonaro, ressaltou a necessidade do conforto das meninas dentro de campo. "Ter feito parte da entrega dos kits foi muito legal. É uma iniciativa que vai agregar conforto, saúde e qualidade das atletas, além de outros tantos benefícios. Elas são novas, a maioria começou a jogar agora, disputam campeonatos, jogam na chuva, muitas vezes com shorts mais largos, então é algo que vai ajudar a ter um conforto melhor para os jogos", afirmou a técnica.
TABU
A ação parte de um dado surpreendente: muitas adolescentes abandonam o esporte quando começam a menstruar, pelos estigmas que ainda rondam a menstruação. Uma pesquisa global da Puma revelou que 1 em cada 2 adolescentes abandonam os esportes por vergonha, receio de vazamentos ou dores da menstruação.