EVENTO

Marta Maria lança 'Meio Dia', seu álbum de estreia

Como um prato bem balanceado, as 14 faixas do disco exibem camadas distintas que nos distanciam do que se espera de óbvio

Por Redação | 01/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Marta Maria se apresenta no dia 28 de outubro da Casa Rockambole
Marta Maria se apresenta no dia 28 de outubro da Casa Rockambole

Pegue a leveza da MPB, a intensidade do rock, a batida do samba e o carisma do pop. Todos esses elementos, ricos em suas próprias personalidades, são salpicados com belos arranjos de violão e letras cheias de vida em Meio Dia, disco de estreia da cantora paulistana Marta Maria, que se apresenta no dia 28 de outubro da Casa Rockambole em Pinheiros (SP).

Como um prato bem balanceado e cheio de nutrientes, as 14 faixas do disco exibem camadas distintas que nos distanciam do que se espera de óbvio em um lançamento musical. Ao mesmo tempo, nos aproximam de Marta Maria enquanto artista e pessoa, criando automaticamente uma conexão. "É um mergulho interior. Nesse disco, tenho uma reflexão sobre quem sou, em uma selva emocional que nunca havia explorado direito", comenta a cantora.

E, por se tratar de um relato tão pessoal e delicado sobre a vida, o disco vem sendo construído há bastante tempo. Inicialmente sequer foi pensado como disco, já que a música "De tudo que é você" foi feita com base em um poema escrito pela cantora em 2008. E esse mergulho pessoal segue rendendo ótimos frutos, já que também é dele que sai a nova música de trabalho "Costume", que vem acompanhada de um videoclipe oficial.

Mas o ecossistema que surgiu de toda essa vivência não se restringe apenas às histórias sendo contadas ao longo do disco. A parte instrumental, que metaforiza a vida ao passear por diferentes momentos e sensações, é parte muito importante do que está sendo proposto. Indo do rock ao samba em questão de minutos, o que ouvimos também deve ser creditado pela produção de Mateo Piracés-Ugarte (Francisco, el Hombre), que acompanhou Marta Maria nesta aventura.

Podemos dizer ainda que se trata de uma narrativa multiartística, já que a parte visual ajuda o ouvinte a ingressar ainda mais no universo proposto. O artista Alexandre Miyake se responsabilizou pela criação das capas do disco e dos singles desse projeto, sempre criando uma unidade sentimental, com elementos da infância na capa do EP que antecede o álbum, e sempre referências imagéticas ao céu e à areia. "Alê criou um contexto de busca interna, me colocando em contato com minha versão criança, contando uma história da primeira à última capa", conclui Marta. São cinco ilustrações entre os singles, EP e álbum.

A imersão nessa "selva emocional", na verdade, é um convite a todos os ouvintes, podendo nos ajudar a encontrar respostas das mais diversas. É um resultado de um processo de autoconhecimento pelo qual todos nós podemos passar, seja através da expressão musical ou não. A artista explica mais sobre esse processo em um minilivro que criou especialmente para a divulgação de Meio Dia (que você pode conferir aqui).

A divulgação da estreia desse lançamento se dará através de um show com um cenário especial montado para dar ainda mais vida às memórias e sensações evocadas pelo álbum. Será uma noite dançante e cheia de energia na Casa Rockambole. Enquanto isso, a artista estará acompanhada por um time de primeira: Kabé Pinheiro e Danilo Moura na percussão, Beatriz Lima no baixo elétrico e baixo acústico e João Oliveira na guitarra, violão de 12 cordas e bandolim, Dani de Moraes com um número de dança, além de outros convidados especiais.

SERVIÇO

Local: Casa Rockambole (Rua Belmiro Braga, 119 - Pinheiros - São Paulo/SP)

Dia: 28 de outubro (sábado)

Horário: 19h (abertura da casa) / 21h (show principal)

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.