PELA ORDEM

Confira os destaques do 'Pela Ordem' desta quinta-feira (27)

Assessora exonerada, vereador preso e outros acontecimentos do mundo da políticia

Por Redação | 28/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min

DIVULGAÇÃO

Marcelle Decothe da Silva, assessora de Marielle Franco, demitida após publicação polêmica em suas redes sociais
Marcelle Decothe da Silva, assessora de Marielle Franco, demitida após publicação polêmica em suas redes sociais

Assessora de Igualdade Racial é exonerada

O Ministério da Igualdade Racial exonerou a chefe da Assessoria Especial, Marcelle Decothe da Silva, após uma publicação, em rede social, depois da partida pela final da Copa do Brasil, no último domingo (24). Ela se referiu à torcida do São Paulo, que enfrentou o Flamengo, como “branca, que não canta, descendente de europeu ‘safade’. Pior de tudo ‘pauliste’”. Marcelle acompanhava a ministra Anielle Franco, que cumpria agenda oficial para o lançamento de uma campanha de luta antirracista no futebol. 

 

Vereador é preso por atirar contra morador

Um vereador de Portel, no Marajó, no Pará, Valdeniz Santos da Costa, foi preso em flagrante suspeito de tentar matar um morador de um assentamento. A vítima foi hospitalizada após ser atingida por tiros. Segundo boletim de ocorrência, o morador foi abordado pelo vereador e mais um homem. Durante uma discussão, o vereador teria ainda dado um “mata-leão” na vítima. O homem fugiu da dupla, mas foi atingido por tiros, um deles pelas costas. A delegacia de Portel apura o caso. 

 

Preso por 8/1 é de Campo Limpo

Foi preso ontem (27) pela Polícia Federal, em São Paulo, na Operação Lesa Pátria, Aildo Francisco Lima, 53, conhecido como Bahia. Segundo o PF, ele é o criminoso que transmitiu uma live no dia 8 de janeiro, durante os atos golpistas em Brasília (DF), sentado na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Aildo é morador de Campo Limpo Paulista e se soma a outros dois alvos de prisão preventiva da operação.

 

Feder diz que errou sobre livros

O secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, disse ontem (27) que sua decisão de abrir mão dos livros didáticos do governo federal foi um dos “grandes erros” de sua vida. Ele disse ter recuado após perceber que a medida “não era inteligente”. Ele se referia à decisão que tomou no fim de julho e retirava as escolas estaduais paulistas do PNLD, no qual o Ministério da Educação compra e envia os livros didáticos previamente escolhidos pelas escolas para as redes públicas de ensino de todo o país. Na ocasião, Feder defendeu que o material fornecido era “superficial”.

 

Briga na Câmara de Belford Roxo

A sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, terminou em confusão generalizada. Imagens gravadas no plenário mostram vereadores e funcionários trocando agressões. Segundo relatos, o tumulto contou ainda com um homem armado e tiro para o alto. Após a confusão, uma equipe do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil foi mobilizada para verificar a suspeita de um artefato explosivo em um carro, no estacionamento. A Casa vem sendo alvo de brigas políticas.

 

Prefeitura lança Guia de Finanças 2023

A Prefeitura de Jundiaí lançou a versão 2023 do Guia de Finanças municipal. O documento reúne dados fiscais encontrados no Portal da Transparência e indicadores presentes no Observatório. O material é gratuito e pode ser consultado pelo site da prefeitura.

 

Cadastro Único para setor turístico

A Prefeitura de Itupeva implantou o Cadastro Único de Prestadores de Serviços. Trata-se do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam em atividades econômicas e remuneradas relacionadas ao turismo municipal. Mais informações estão disponíveis no site da prefeitura.  

 

Lula pede corte de impostos sobre livros

O presidente Lula (PT) pediu, nesta quarta-feira (27), à ministra Margareth Menezes (Cultura) para que ela faça um estudo para “reduzir imposto” sobre livros, como forma de barateá-los. “A ministra Margareth Menezes tem de me dar um estudo para gente saber o que que a gente pode fazer para reduzir imposto na área de livros, para a gente baratear livros, para as pessoas voltarem a aprender a ler neste país”, disse o chefe do Executivo. Lula também pediu a empresários e prefeitos que cada novo projeto do Minha Casa, Minha Vida preveja uma sala para iniciação de crianças em bibliotecas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.