EM JUNDIAÍ

Com temperaturas altas, fim do inverno 'antecipa' verão

Há previsões de temperaturas acima dos 30°C nos próximos dias, finalizando o inverno quente deste ano, que vai até dia 23

Por Nathália Sousa | 07/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Jundiaí teve um inverno quente e agora, ao término da estação, há tendência de variações ao longo dos dias
Jundiaí teve um inverno quente e agora, ao término da estação, há tendência de variações ao longo dos dias

Mais quente que a média de anos anteriores, o inverno deste ano deve terminar com amplitude térmica considerável e a primavera tende a ser mais seca em Jundiaí. De acordo com o Climatempo, entre os dias 14 e 16, deve haver mudança brusca de temperatura, com amplitude que chega a 19°C em um dia. A impressão é de que há grandes oscilações de temperatura em pouco tempo e o verão foi "antecipado".

De acordo com a Estação Meteorológica do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, este ano teve temperaturas mais altas que a média de anos anteriores (entre 1990 e 2022) em julho, agosto e neste mês, até o momento. No mundo, isso também foi observado, sobretudo no hemisfério Norte, onde há verão no momento. Segundo o painel de mudanças climáticas Copernicus, da União Europeia, os últimos três meses deste ano tiveram recordes de temperatura. Foram os junho, julho e agosto mais quentes já registrados no mundo.

AMPLITUDE

Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Ernesto Alvin diz que há dias com temperaturas mais altas, mas esses casos não fogem muito à média geral de previsão do período. "Não tem como prever temperaturas tão altas em um dia específico. Temos a temperatura média do mês. Por exemplo, se você tem mínima de 1 e máxima de 10, a média é 5, você pode ter valores acima ou abaixo de 5 em um dia específico, mas os valores ficam na média", conta.

Ele explica que a amplitude térmica acontece por causa de uma massa de ar frio que chega à região. "Variações térmicas são normais no inverno. Veio uma frente fria, que está passando, e vamos ter uma massa de ar frio, que diminui a umidade e limpa o céu. As nuvens são como 'cobertores', que ajudam a não ter tantas variações de temperatura."

Para a primavera, Ernesto fala que um fenõmeno já conhecido deve exercer alguma interferência no clima. "Este ano tivemos o La Niña e agora temos o El Niño, que esquenta mais as águas do pacífico, o que provoca mais chuva na região Sul e diminui a chuva na região Sudeste, mas pode haver variações. Não estavam previstos esses valores tão altos agora, mas em termos de média, já era esperada uma variação. Na primavera, com certeza haverá interferência do El Niño", diz.

PRÓXIMOS DIAS

Para hoje (7), é prevista temperatura entre 15°C e 28°C, sem chuva. Na sexta (8), os termômetros terão amplitude maior, entre 14°C e 30°C, também sem chuva. Já no sábado (9), há previsão de chuva à noite, mas as temperaturas devem permanecer semelhantes. Depois disso, os termômetros devem subir até a quarta (13), quando a máxima prevista é de 34°C. Um dia depois, na quinta (14), há novamente previsão de chuva. Até o fim do inverno, porém, não há mais previsão de chuva e as temperaturas tendem a ter máximas na casa dos 30°C e mínimas próximas aos 16°C, com exceção do sábado (16), quando é prevista mínima de 12°C e máxima de 31°C.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.