DATAFOLHA

68% não votam em indicado de Bolsonaro

Não votariam de forma alguma em um candidato indicado por ele 68% dos paulistanos, segundo pesquisa do Datafolha

Por Redação | 03/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

O ex-presidente Bolsonaro é o pior padrinho político na capital
O ex-presidente Bolsonaro é o pior padrinho político na capital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é, neste momento, o pior padrinho político na visão do eleitorado da cidade de São Paulo. Não votariam de forma alguma em um candidato indicado por ele 68% dos paulistanos, segundo pesquisa do Datafolha.

Já o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) herda parte dessa toxicidade, com 46% dos 1.092 eleitores ouvidos na terça (29) e na quarta (30) dizendo que não apoiariam um nome proposto por ele. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos.

Na trincheira oposta da polarização nacional, não votariam em um nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 37% dos moradores da capital, praticamente a metade do índice de Bolsonaro.

É preciso tomar com parcimônia esse tipo de declaração. Em abril do ano passado, por exemplo, 62% dos paulistas diziam que não votariam em um candidato de Bolsonaro. Em 30 de outubro, elegeram com 55% dos votos válidos Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura sacado para a disputa pelo então presidente, que teve igual votação no estado.

Naquela mesma pesquisa do Datafolha de abril, o ex- -governador João Doria (então no PSDB) era ainda mais tóxico na visão dos paulistas: 66% afirmavam que não votariam em um indicado dele. Neste caso, contudo, a premissa se confirmou, e o seu sucessor Rodrigo Garcia não chegou nem ao segundo turno, encerrando 27 anos de domínio tucano no estado.

Feita a ressalva, a projeção de apoios influencia o pleito paulistano de 2024, em especial em relação ao campo da centro-direita, que tem como principal representante até aqui o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), que marcou 24% de intenções de voto na mesma pesquisa do instituto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.