ITUPEVA

Angelin Lorenção aguarda trâmite para assumir prefeitura de Itupeva

Enquanto presidente da Câmara não é notificado, prefeito e vice cassados, Marcão Marchi e Alexandre Mustafá, continuam ocupando cargos

Por Mariana Meira | 10/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

DIVULGAÇÃO

Angelin Lorenção disse que vai manter equipes da gestão de Marcão
Angelin Lorenção disse que vai manter equipes da gestão de Marcão

O presidente da Câmara de Itupeva, o vereador Angelin Lorenção, ainda aguarda uma notificação oficial da Justiça para assumir a Prefeitura Municipal. Seguindo o trâmite legal, é ele quem, a partir de agora, vai ocupar o cargo do prefeito e do vice-prefeito, Marcão Marchi (PSD) e Alexandre Mustafa (PSDB), ambos cassados após decisão do Tribunal Super Eleitoral (TSE) na noite da última terça-feira (8).

Além da cassação, Marcão também foi julgado inelegível até 2024. Em entrevista por telefone à Rádio Difusora, ontem, Angelin disse que precisa receber um comunicado do cartório eleitoral para formalizar a transição. “Temos que aguardar. Isso pode ser daqui a pouco, em 48 horas ou em uma semana”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que recebeu “com surpresa” a notícia da cassação de Marcão junto com Mustafa, uma vez que o prefeito tinha sido “bem aceito pela população”. Frisou que está “pronto para colaborar com a administração” e, uma vez no posto de prefeito, não pretende fazer nenhuma alteração no quadro. “Não vou mudar nada em nenhum secretariado. Não farei nenhuma troca. O bonde está andando nos trilhos e nos trilhos vai continuar.”

E QUEM MANDA?

A decisão de cassar os diplomas de Marcão e Mustafa vinha de um processo que começou em 2021, quando o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) fez a solicitação. A cassação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que iniciou o julgamento, recebendo votos de seis ministros.

Faltava Floriano Marques, que solicitou destaque para ouvir novamente os advogados de defesa do prefeito e do vice, o que ocorreu em sessão plenária na noite da última terça-feira, sob presidência do ministro Alexandre de Moraes. Após acolher o lado do Executivo de Itupeva, no entanto, cravou a decisão ao manifestar que seguiria o voto da relatoria, a ministra Cármen Lúcia.

Na ocasião, Marques disse que a medida implica em uma execução imediata do acórdão, o que significa que, na prática, ambos deveriam já deixar os cargos públicos. Pelo fato de Angelin ainda não ter recebido a notificação, os políticos ainda estão trabalhando. “Marcão não saiu do cargo. De manhã fez reuniões com funcionários e ainda despacha”, garantiu o presidente.

NOVO PLEITO

Seguindo a legalidade de um processo como esse, algumas mudanças devem acontecer na cidade. O presidente da Câmara assume como prefeito, deixando em seu lugar seu suplente, enquanto que, no Executivo, uma nova eleição municipal deve ser anunciada. O TRE vai definir as datas para esse pleito.

Procurada pela reportagem do JJ, a Prefeitura de Itupeva confirmou, por meio de nota, que “o prefeito Marcão Marchi e o vice- -prefeito Alexandre Mustafa continuam ocupando seus respectivos cargos, seguindo suas rotinas e trabalhando pela cidade de Itupeva, aguardando notificação e informações da Justiça Eleitoral”.

Afirmou, ainda, que recebeu de maneira positiva a declaração de Angelin de manter os nomes da gestão de Marcão. “A informação é recebida como reflexo do trabalho de responsabilidade e compromisso com a cidade realizado pela gestão municipal”, disse.

Segundo advogados ouvidos pelo JJ, a partir da data em que o presidente da Câmara assume a prefeitura, são contados 90 dias para uma nova eleição. Neste período, o prefeito e o vice também podem entrar com recursos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.