PELA ORDEM

Confira os destaques da coluna 'Pela Ordem' desta terça-feira (1º)

Algumas das principais notícias da política municipal, estadual e nacional

Por Redação | 31/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Albino, presidente da Câmara de Jundiaí, em evento de entrega de serviço para PcD
Albino, presidente da Câmara de Jundiaí, em evento de entrega de serviço para PcD

Presente saudita, estátua de onça será devolvido

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou ontem a devolução de uma estátua de uma onça recebida de presente do governo saudita. O artefato será enviado à embaixada do país em Brasília. Em nota, a pasta explicou que o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou Haddad a devolver a estátua. Por causa da entrega de presentes da Arábia Saudita e de países vizinhos sem declaração, o ex-presidente Jair Bolsonaro está sob investigação.

 

Presidente da Câmara comemora ações PcD

O presidente da Câmara de Jundiaí, vereador Albino (PL), postou em suas redes sociais, ontem, uma série de fotos dos bastidores da entrega do Centro Dia da Pessoa com Deficiência. Ele estava acompanhado de gestores como José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Tiago Texera (Saúde) e parou para clicar imagens com munícipes que possuem deficiência. “É um passo importante para promover a inclusão e oferecer apoio às famílias”, escreveu ele no Instagram.

 

Bronze permitido só debaixo de sol

A Justiça Federal decidiu manter a validade da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que proíbe o uso de equipamentos de bronzeamento artificial para finalidade estética. A decisão foi divulgada ontem pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que atuou no processo para defender a legalidade da norma, em vigor desde 2009, quando deliberou que não há como determinar nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele.  

 

Aluguel social para população de rua

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anunciou ontem que o governo federal deverá lançar um programa de aluguel social para atender a população em situação de rua. Chamado Moradia, o programa deve primeiro aplicar um censo para apurar, com precisão, quantas pessoas vivem nessa condição em todo o país. O ministro antecipou que há também intenção de que o presidente Lula realize um “grande ato” para assinar decreto para regulamentação de cotas especiais do Minha Casa, Minha Vida, voltadas a esse público. 

 

Neymar recorre de multa por obra ilegal

O jogador Neymar recorreu das multas ambientais de mais de R$ 16 milhões aplicadas por causa da construção de um lago artificial no Condomínio AeroRural, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A prefeitura do município que o recurso do processo administrativo da esfera municipal foi feito na última semana. Além dele, o lago do jogador também é objeto de uma ação judicial na comarca da cidade. Também última semana, o Ministério Público se manifestou para que a obra seja interditada novamente.

 

Café com política na terra da uva

No último final de semana, uma tradicional padaria de Jundiaí recebeu um café entre o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli (PSDB) e o ex-secretário de Pedro Bigardi (PCdoB), Agnaldo Leite. Eles conversaram sobre a política municipal.

 

A expectativa pela UBS Rio Acima

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, postou em suas redes sociais a contagem regressiva para a entrega da nova UBS Rio Acima. “Um grande investimento, do tamanho do nosso compromisso com a saúde”, escreveu.

 

Sanção do Escola em Tempo Integral

A lei que regulamenta o Programa Escola em Tempo Integral  foi sancionada ontem (31) pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva. Ele prevê o aumento das vagas em tempo intgral, ou seja, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Para isso, a União irá repassar recursos e oferecer assistência técnica a estados, municípios e Distrito Federal. Ao todo, o programa prevê o investimento de R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.