REINVENTAR

Durante o inverno, sorveterias precisam inovar cardápio

Os estabelecimentos estão se preparando para um período de poucas vendas, que caem em torno de 50% nessa época

Por Yasmim Dorti | 24/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo pessoal

Para essa época, as sorveterias se reinventam com pratos como fondue, roleta de frutas, sopas e caldos
Para essa época, as sorveterias se reinventam com pratos como fondue, roleta de frutas, sopas e caldos

A chegada do inverno, naturalmente, faz com que alimentos muito procurados no verão - como o caso dos sorvetes - tenham uma queda expressiva. Por conta disso, as sorveterias já estão se preparando para um período de poucas vendas, que caem em torno de 50% nessa época, visto que os brasileiros, em sua maioria, não costumam consumir a sobremesa em dias muito frios.

Para sobreviver a época, Mari Pignata, 47, funcionária de uma sorveteria franqueada no Jardim São Bento, em Jundiaí, conta que o estabelecimento precisa se organizar. "É preciso fazer uma reserva da primavera e verão para o outono e inverno e nos organizar para passarmos por esses meses. O inverno é uma época de de sazonalidade e já entramos no mercado sabendo disso", contou.

A queda é geral, e atinge todos os estabelecimentos. Denis Padovan, 44 anos, empresário de uma sorveteria no Jardim Colônia explica "No inverno, as vendas decaem em torno de 30 a 35%, mas o faturamento do verão com certeza compensa o frio, senão ficaria uma situação difícil".

REINVENÇÃO

Apesar de não ser uma boa época para as vendas de sorvete, o inverno é uma boa opção para as sorveterias se reinventarem com pratos para o frio.

"Por ser um mês mais difícil, a franquia tenta se reinventar. Nós lançamos o petit gateau ano passado e neste ano teremos o lançamento de um outro produto, que é bolo de sorvete no palito", afirma Mari.

Denis também explica que a sorveteria opta por alimentos quentes para os clientes. "Temos um cardápio de inverno que a franquia desenvolve todos os anos, com sobremesas quentes (fondue, petit gateau) sopas e caldos e alguns outros pratos, isso ajuda muito. Temos que sempre fazer algo novo nesses meses mais frios, colocar pratos novos para estação é  essencial. Até a decoração da loja a gente mexe para ficar um ambiente mais aconchegante como, por exemplo, colocando uma luzes amarelas", explica.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.