Opinião

Sócrates e Platão, Cristianismo e Espiritismo

14/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec nos explica que as grandes ideias jamais surgem subitamente, as que se baseiam na verdade sempre tem precursores que lhes preparam parcialmente o caminho. Quando é chegado o momento certo, Deus envia à Terra uma pessoa com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos e, com eles formar um corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo bruscamente, a ideia, ao aparecer, encontra espíritos predispostos a aceitá-la. Assim aconteceu com a ideia Cristã, que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e da qual Sócrates e Platão foram os principais precursores.

Sócrates e Platão viveram na Grécia nos séculos V e IV antes de Cristo. Sócrates, assim como nosso mestre Jesus, nada escreveu, dessa forma, conhecemos a doutrina de Sócrates pelos escritos de seu discípulo Platão. Sócrates foi acusado de corromper a juventude, de proclamar o dogma da unidade de Deus, da imortalidade de alma e da vida futura e por isso foi condenado à morte, assim como o Cristo em seu tempo. Não podemos considerar essa paridade entre Sócrates e Jesus uma profanação. A Doutrina de Jesus, mais completa e mais depurada que a de Sócrates, nada tem a perder com essa comparação, pois a grandeza da missão divina do Cristo não pode ser diminuída.

Pelo que falaram e escreveram, observamos que Sócrates e Platão pressentiram a ideia de Jesus, que também está presente nos princípios fundamentais do Espiritismo, que é uma Doutrina Cristã. Eis alguns tópicos da doutrina de Sócrates e Platão: - Ter o maior cuidado com a alma em relação à eternidade e nem tanto a esta vida, que é apenas um instante. - Se a alma é imaterial, ela deve retornar, após esta vida, para um mundo igualmente invisível e imaterial. Se a morte fosse a dissolução total do homem, seria uma grande vantagem para os homens maus, que, depois da morte, estariam livres de seus corpos, de suas almas e de seus vícios ao mesmo tempo. - Há uma disposição natural em cada um de nós, para nos apercebermos bem menos dos nossos defeitos, do que dos defeitos alheios. - É importante distinguir a alma pura, verdadeiramente imaterial, que se nutre, como Deus, da ciência e de pensamentos da alma mais ou menos maculada de impurezas materiais. - Se os médicos fracassam na maior parte das doenças, é porque tratam do corpo sem a alma e, porque não estando o tempo todo em bom estado, é impossível que a parte esteja bem. - Há sabedoria em não acreditardes que sabes o que ignoras.

Emmanuel nos fala de Sócrates através de Chico Xavier: "Superior a Anaxágoras, seu mestre, o grande filósofo Sócrates está aureolado pelas mais divinas claridades espirituais, no curso de todos os séculos planetários. Sua existência, em algumas circunstâncias, aproxima-se da exemplificação do próprio Cristo. Sua palavra confunde todos os Espíritos mesquinhos da época e faz desabrochar florações novas de sentimento e cultura na alma sedenta da mocidade. Nas praças públicas, ensina à infância e à juventude o ideal da fraternidade e da prática do bem, lançando as sementes generosas da solidariedade dos pósteros".

Eduardo Battel é médico urologista, expositor Espírita e Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da FMJ (ebattel@hotmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.