INDICADORES

Observatório Jundiaí é sinônimo de transparência e Cidade Inteligente

A plataforma conta com mais de 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU

Por Redação | 13/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

A estudante Eloá Thainy Camilo Rodrigues conheceu a ferramenta e aprovou a iniciativa da Prefeitura
A estudante Eloá Thainy Camilo Rodrigues conheceu a ferramenta e aprovou a iniciativa da Prefeitura

Uma cidade cada vez mais inteligente e transparente com o seu cidadão. E isso, não somente com dados acessíveis a toda população, mas também com imagens em tempo real. Essas são características marcantes de Jundiaí, que investe em tecnologias com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público. Uma das principais ferramentas da gestão é o Observatório Jundiaí, idealizado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

“O Observatório é uma importante ferramenta que visa dar a dimensão exata ao munícipe de tudo o que está acontecendo em Jundiaí. Ela foi desenvolvida em consonância com o Programa Cidade Inteligente, que tem como objetivo aumentar a eficiência do poder público na transparência dos dados e na prestação dos serviços públicos”, avalia o Prefeito Luiz Fernando Machado.

A plataforma conta com mais de 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras.

Além dos dados sobre a situação de Jundiaí, em diferentes vertentes, o site também apresenta todas as obras em andamento e seus estágios de evolução, na palma da mão. Mais uma ferramenta implementada focada nos quesitos de Cidade Inteligente. As principais, inclusive, com câmeras de monitoramento 24h, como é o caso do Canil da Guarda, da sede do Complexo Integrado de Emergência e Segurança (CIES), Complexo Viário da Região Sul, entre outros, que são identificados com fotos para a atualização da população.

O portal ainda conta com 117 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.

A estudante Eloá Thainy Camilo Rodrigues conheceu a ferramenta e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É interessante, pois todos podem ter acesso a informações importantes, andamento de obras. Gostei muito das câmeras e acredito garantir até uma segurança maior para o município”, opina.

“Além do monitoramento das obras em tempo real, a população tem acesso aos valores investidos, as fontes do recurso e o percentual de execução de cada uma das etapas das obras. Essa é uma iniciativa fundamental para que os contribuintes tenham o conhecimento da forma que o dinheiro dos impostos pagos está sendo aplicado para melhorias do serviço público municipal”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.