APÓS 10 ANOS

Lula manda tirar grades do Planalto

Presidente afirmou que mudança representa 'volta da democracia'

Por Redação | 11/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Folhapress

O governo do presidente Lula (PT) retirou as grades que cercavam o Palácio do Planalto na manhã de ontem, após um período de dez anos. O presidente afirmou que a mudança representa a volta à normalidade no Brasil e que as “democracias não exigem muros”.

Lula também disse que vai retirar as grades do Palácio da Alvorada, a residência oficial, e conversar com os presidentes do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal) para que também retirem as barreiras de contenção.

“A democracia voltou neste país. O palácio não precisa estar cercado de grades. Não é que estou inseguro, é que eu tenho certeza absoluta que a democracia não suporta grades. Eu era contra o muro de Berlim, eu sou contra o muro entre Israel e Palestina. Sou contra o muro que o Trump tentava construir no México. E sou contra o muro aqui na frente do Palácio”, afirmou o presidente.

Lula ainda disse que vai pedir ao novo comandante do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para remover toda a estrutura de segurança atualmente implementada nas cercanias do Palácio da Alvorada, englobando também o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente.

“Não é possível que tenha que ter um monte de muralha para poder chegar na casa do presidente, que era uma coisa para tirar fotografia. Eu vou aos poucos retirando aquilo lá”, disse.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.