IBGE

Municípios fazem apelo em último prazo do Censo 2022

Com adiamento do prazo para responder pesquisa até final de fevereiro, prefeituras tentam reverter balanço parcial

Por Da Redação | 18/02/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

DIVULGAÇÃO

Visitas ainda podem ser agendadas pelo 'Disque Censo'; ligações são gratuitas
Visitas ainda podem ser agendadas pelo 'Disque Censo'; ligações são gratuitas

Após o anúncio de que a coleta dos dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi prorrogada até final de fevereiro, alguns municípios da Região de Jundiaí têm usado seus canais digitais para divulgar a campanha aos moradores.

A orientação é que o cidadão que eventualmente não tenha recebido um recenseador em sua residência para responder à pesquisa solicite a visita por meio do telefone "Disque Censo". O número é o 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

A força-tarefa para divulgar a participação dos munícipes no Censo ocorre em meio a um cenário de tensões do IBGE. A instituição foi alvo de críticas severas após publicar, na semana passada, balanços parciais dos índices de população dos municípios brasileiros. Muitos deles, segundo o levantamento divulgado, tiveram sua demografia "encolhida" em relação ao período anterior - o que, para as administrações, não corresponde à realidade.

Além da disparidade de dados, um dos problemas apontados pelos municípios é a preocupação com o repasse de verbas que é destinado a eles, uma vez que o cálculo desses recursos é feito com base em fatores como o número da população.

Cabreúva e Campo Limpo Paulista, por exemplo, tiveram suas populações diminuídas pelo Censo de 2022, e também aguardam orientações.

Esse não é o primeiro adiamento do IBGE na coleta de dados para o Censo 2022. A previsão inicial era de finalizar o levantamento no final de outubro do ano passado, prazo que foi estendido para dezembro. O motivo da mudança foi a falta de recenseadores.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.