Saudade e solidariedade elevam o ser humano

29/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

O Dia da Saudade é comemorado anualmente no Brasil a 30 de janeiro, amanhã. A palavra saudade é de origem latina, do vocábulo "solitatem", que quer dizer solidão. Mas em nosso país ela adquiriu um significado bem mais romântico. Dispõe o Dicionário Aurélio que "saudade é substantivo feminino. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia". E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas, como a ausência de entes queridos, a perda de pessoas que amamos ou estimamos e o rompimento de relações amorosas ou amistosas.

Mesmo nessas circunstâncias, há quem acredite que é necessário senti-la para renovar a chama. Talvez algumas pessoas, acabem reafirmando a existência e a veracidade do sentimento que possuem, o qual sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido. Efetivamente temos saudades de pessoas, de momentos, de situações e de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem.

Charlie Chaplin, com muita propriedade, afirmou:  "Sorri quando a dor te torturar e a saudade atormentar os teus dias tristonhos vazios". Luis Fernando Veríssimo escreveu: "Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar". Vinícius de Moraes e Tom Jobim cantaram a saudade dizendo: "Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai".

Raul Seixas fez uma música "Hoje é o dia da saudade": "Hoje é feriado é o dia da saudade /Hoje eu vou beber para celebrar /O aniversário de seu Gaspar /Deve ter festa em algum lugar...¨"E os sertanejos, são experts no tema: "Por nossa senhora, meu sertão querido, vivo arrependido por ter deixado. Esta nova vida aqui na cidade, de tanta saudade, eu tenho chorado". Desejamos a todos um bom Dia da Saudade, mas repleto exclusivamente de boas lembranças.

E no dia 31 de janeiro, terça-feira, celebra-se o Dia Internacional da Solidariedade e essa, como propósito moral que vincula o indivíduo à subsistência, aos interesses e às obrigações dum grupo social, duma nação ou da própria humanidade, fazendo com que ele partilhe construtivamente da vida do seu semelhante, encerra dois aspectos, ou seja, participação e ajuda: uma virtude que se subordina à disposição afetiva em relação a quem nos avizinha. Para Franz Kafka, ela "é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana".

Numa época na qual os padrões dominantes privilegiam o ter em detrimento do ser, faz-se necessário traçarmos um novo horizonte para o amanhã, com a asseveração de princípios básicos, como a solidariedade, que integra a terceira geração dos direitos humanos. Por isso, imperioso que se multipliquem as ações sociais. Todavia, isso só se tornará realidade quando, dentro de nós mesmos, o individualismo for substituído pelo amor sincero ao próximo. Somente a solidez dessa conduta capacita os indivíduos a resistir aos apelos fáceis e as tentações do mundo moderno. E essa mesma firmeza é que cria a respeito e o entendimento entre as pessoas, sendo que o compromisso com o bem comum vai se traduzindo no esforço constante de se promover o ser humano.

O futuro, coletivo e individual, depende de esforços pessoais que se somam e começam a mudar pequenas questões para que estruturados em muito trabalho e nunca boa dose de renúncia, alcançar gradualmente, e o quanto antes, a consolidação de uma convivência afável, fraterna e justa.

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor universitário (martinelliadv@hotmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.