Pela Ordem desta quarta-feira (28)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta quarta-feira (28)

Por Niza Souza | 27/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

JORNAL DE JUNDIAÍ

Albino assume a presidência da Câmara no ano que vem
Albino assume a presidência da Câmara no ano que vem

‘O trabalho não para’, diz Albino

Presidente eleito da Câmara de Jundiaí para o biênio 2023-2024, o vereador Antonio Albino (PL) comemorou a notícia de que a cidade subiu para 15ª economia do país. Em suas redes sociais, Albino divulgou: “Um privilégio fazer parte dessa gestão, que entrega resultados e qualidade de vida para as pessoas que aqui moram. Além de contribuirmos muito para o desenvolvimento de nosso país. O trabalho não para”.

Luiz Fernando posta foto de Natal

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), divulgou em suas redes sociais, na véspera do Natal, uma foto com sua família, a mulher, a primeira-dama Vanessa, e os três filhos. E mandou uma mensagem aos jundiaienses: “O maior presente do Natal é estar ao lado dos amores da minha vida. É por Jesus e para Jesus que celebramos esta data. Feliz e abençoado Natal a cada um de vocês”.

Tarcísio deve vetar redução de imposto

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve vetar o projeto de lei aprovado na Alesp que reduziria o imposto sobre heranças e doações (ITCMD). A taxa passaria de 4% para 1% nas heranças, e para 0,5% nas doações. Cálculos da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado indicam que a medida tiraria do cofre público paulista uma arrecadação de R$ 4 bilhões ao ano. Em nota, a assessoria de comunicação de Tarcísio diz que “a secretaria de Fazenda e Planejamento fará o parecer técnico sobre o projeto para que seja analisado pelo governador eleito”. Segundo apurou a reportagem, já existe certeza da recomendação de veto, que então será acatado. O atual secretário da Fazenda, Felipe Salto, afirmou à reportagem após a aprovação do projeto pelos deputados que o projeto era um disparate e deveria ser vetado. “Não há espaço fiscal nem lógica econômica para uma medida atabalhoada como esta”, disse. “No apagar das luzes do ano, é comum que se armem bombas fiscais. Mas para isso deve-se mostrar o óbvio: a medida é inconstitucional e o custo é impeditivo.”

Bolsonaro nomeia oito assessores

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou oito aliados que trabalharão com ele após o fim do mandato. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União de ontem (27). Os escolhidos são: João Henrique Nascimento de Freita, Max Guilherme Machado de Moura, Sérgio Rocha Cordeiro, Marcelo Costa Câmara, Estácio Leite da Silva Filho, Jossandro da Silva e Osmar Crivelatti. Os indicados vão trabalhar na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração, subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, e assumem em 1º de janeiro.

Doria anuncia ex-secretários no Lide

O ex-governador João Doria e secretários que trabalharam com ele no Governo de São Paulo foram anunciados pelo Lide para assumirem funções de conselheiros após deixarem a administração pública, o que, segundo especialistas, abre discussão sobre risco de conflito de interesses. A legislação estadual é omissa sobre quarentena obrigatória para agentes públicos que migram para a iniciativa privada, diferentemente da norma federal. O Lide nega conflito de interesses sob a justificativa de que os cargos são consultivos e sem remuneração.

Izolda será secretária executiva do MEC

O futuro ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana (PT-CE), confirmou nesta terça-feira (27) que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), assumirá como secretária-executiva da pasta. “Com certeza a Izolda estará [na equipe]”, disse o futuro ministro. “A ideia é de que a Izolda seja secretária-executiva do ministério. Falta só ela ser nomeada”. Pouco depois do anúncio feito pelo futuro ministro, Izolda foi ao Twitter comentar a decisão. “Informo que aceitei, com muita honra, o convite do ministro Camilo Santana para ser secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). Trabalharemos com empenho e compromisso para a melhoria da educação do Brasil”, disse.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.