Simplesmente caminhada!

10/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Não é surpresa que muitos médicos estão cada vez mais prescrevendo um remédio natural capaz de operar verdadeiros milagres na sua saúde: a caminhada! Esta simples atividade que fazemos desde nossos primeiros anos de vida vem sendo apresentada pelos pesquisadores como "a coisa mais próxima que temos de uma medicação ideal", palavras de Thomas Frieden, ex-diretor dos centros para controle e prevenção de doenças de Harvard.

O sedentarismo e a falta de movimentos no dia-a-dia são as razões de muitos problemas físicos. A maioria das pessoas já está ciente disso, mas ainda não arrumou tempo ou desejo para ter uma vida mais ativa.

Já temos comprovação cientifica que a caminhada diminui a dor em pessoas que sofrem de dores crônicas, isso por conta da estimulação de neurotransmissores e hormônios que trazem a sensação de bem estar ao cérebro, e este, mesmo não tendo combatido a origem da dor, o que é bem complexo, consegue se beneficiar de toda essa química de bem estar e fazer com que a pessoa com dor crônica viva melhor.

Além disso, ajuda na perda de peso, principalmente quando feita de maneira mais acelerada, mas isso deve ser feito de maneira progressiva. É preciso ir adaptando seu corpo ao impacto, gerando estabilidade nas articulações, antes de sair por aí andando rápido.

A caminhada pode até mesmo reduzir o desejo por doces. Um estudo da Universidade de Exeter descobriu que uma simples caminhada de 15 minutos pode reduzir o desejo por chocolate e até mesmo induzir à redução da quantidade de chocolate que comemos em situações estressantes. Muitas outras pesquisas já confirmaram que a caminhar reduz o desejo e a ingestão de uma variedade de lanches açucarados.

Fora isso, a caminhada é um ótimo estímulo à saúde e prevenção de doenças. Reduz o risco de câncer de mama em 14%, segundo a American Cancer Society. Alivia dores articulares, como relacionada às artrites, protegendo os joelhos e quadris, já que auxilia na lubrificação articular. Quando caminhamos há um músculo do nosso quadril chamado psoas que é quase que massageado pelas articulações da pelve e fêmur. Isso promove boa circulação para toda a área pélvica, melhorando o retorno venoso e dando fluidez às fáscias, que precisam de movimentos para que possam deslizar umas sobre as outras, prevenindo aderências e dores.

Outra função incrível da caminha é em relação ao sistema imunológico. Quem se exercita fica menos doente. No caso da caminhada, estudos mostram uma melhora significativa na imunidade em indivíduos que caminham pelo menos 20 minutos, cinco vezes por semana. Estes, além de ficarem menos doentes, ficam por um período mais curto e tem sintomas mais leves.

Além disso tudo citado acima, caminhar regularmente previne doenças cardíacas, derrame, pressão alta, melhora o condicionamento cardiovascular, diminui os riscos de açúcar no sangue, fortalece ossos e músculos, aumenta os níveis de energia, melhora a atenção, cognição, humor, equilíbrio, coordenação, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Para se beneficiar, é simples: planeje sua rotina, considere uma boa postura, tenha um calçado adequado e comece caminhando de maneira moderada, vá intensificando aos poucos. Considere como meta caminhadas longas. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.