OFICINAS

Acessibilidade na comunicação e na cultura em oficinas e palestras

Ciclo de atividades sobre acessibilidade contará ainda com um espetáculo teatral e audiodescrição

29/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Peça “Uma Lição de Vida” será encenada pelo grupo teatral Nova Vida (foto ampliada e mais no final)
Peça “Uma Lição de Vida” será encenada pelo grupo teatral Nova Vida (foto ampliada e mais no final)

Ao longo de outubro e novembro, a acessibilidade na comunicação e na cultura será o foco de uma série de palestras e oficinas, promovidas pela Unesp de Bauru e pelo Centro Universitário Sagrado Coração.

A partir de terça-feira (1), o ciclo oferecerá workshops práticos de produção de mídia sonora e audiodescrição e de verificação de acessibilidade web e mobile. Além disso, um dos destaques da programação será a exibição de um espetáculo teatral com audiodescrição.

Ao todo, serão oferecidas 9 atividades, variando entre ações presenciais e virtuais. Todas elas são gratuitas e contarão com emissão de certificado.

As palestras iniciam-se na terça-feira (1), às 17h, com Felipe Mianes, audiodescritor e consultor com mais de uma década de carreira. Em sua apresentação "Audiodescrição e Consultoria", via Google Meet, tratará dos conceitos da audiodescrição e da inclusão de pessoas com deficiência nos processos da produção midiática.

No período da noite, às 19h, no Auditório Antônio Manuel dos Santos (sala 1 da Unesp), o tema será acessibilidade na internet com a palestra "Web sem barreiras: como eliminar os obstáculos da acessibilidade digital". A palestrante é a analista de projetos Amanda Marques, do Núcleo de Coordenação e Informação do PontoBR (NIC.br).

Já na quinta-feira (3), será realizada a exibição da peça "Uma Lição de Vida", encenada por atores com deficiência visual do grupo de teatro "Nova Vida", composto por alunos e alunas do Lar Escola Santa Luzia para Cegos de Bauru (LESL). A apresentação será às 15h, no Auditório João Paulo, no Unisagrado.

Na sexta-feira (4), das 12h às 14h, o público poderá conhecer e utilizar ferramentas de checagem e validação na oficina "Como verificar a acessibilidade de uma aplicação web", ministrada por Reinaldo Ferraz, também do NIC.br; integrante do World Wide Web Consortium (W3C); e do Movimento Web para Todos (MWPT). A oficina será remota, via Google Meet.

O evento encerra-se no dia 21 de novembro, às 17h, com uma oficina sobre Acessibilidade Mobile, ministrada por Meiriellen Ariane Godoy, do Lar Escola Santa Luzia para Cegos de Bauru.

Para participar das atividades, basta realizar a inscrição via formulário online, pelo link: https://fOrms.gle/rGrDhi3GZYHEYjaC6.

O Ciclo de Acessibilidade na Comunicação e na Cultura é promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Comunicação e Acessibilidade "Biblioteca Falada", da Unesp, em parceria com o projeto Tradução e Acessibilidade na Comunicação "TradUSC", do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), e com o Grupo de Teatro "Nova Vida", do Lar Escola Santa Luzia para Cegos (LESL) de Bauru.

SERVIÇO

Mais informações podem ser consultadas via e-mail (bibliotecafalada@gmail.com) ou pelo Instagram (@ciclobauruacessivel).

Amanda falará sobre obstáculos da acessibilidade digital, Ricardo (foto do meio) na oficina “Como checar acessibilidade de aplicação web”  e Felipe comanda a palestra Audiodescrição e Consultoria (crédito: Reprodução/Youtube)
Amanda falará sobre obstáculos da acessibilidade digital, Ricardo (foto do meio) na oficina “Como checar acessibilidade de aplicação web” e Felipe comanda a palestra Audiodescrição e Consultoria (crédito: Reprodução/Youtube)

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.