18 de dezembro de 2025
INSEGURANÇA

Furtos em série com arrombamento de carros disparam em Franca

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/WhatsApp/GCN
Criminosos quebraram vidro de carro com pedra, mas não encontraram nada

No dia 8 de julho, uma motorista de 39 anos, que prefere não se identificar, viveu momentos de tensão após participar da missa na Capelinha – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Distrito Federal, em Franca. Enquanto ela participava de uma reunião após a celebração, por volta das 20h45, dois indivíduos em uma moto se aproximaram do carro, usaram uma lanterna para observar o interior de outros veículos e acabaram quebrando o vidro do automóvel na tentativa de furtar uma carteira que estava na porta.

Mas, o alarme disparou e os criminosos fugiram na contramão antes de concluir o roubo. A motorista só percebeu a tentativa de furto ao final da reunião, por volta das 21h45. Imagens de câmeras de segurança foram solicitadas à secretaria da igreja para ajudar na identificação dos suspeitos.

O caso preocupa os frequentadores da paróquia, já que na semana anterior outra motorista também teve o vidro do carro quebrado no mesmo local. A polícia passou pela região na noite do crime, conversou com as vítimas e anotou os dados.

A motorista faz agora um alerta a todos que costumam estacionar próximo à Capelinha, especialmente em horários de missa e eventos, para que redobrem a atenção e evitem deixar objetos de valor no interior dos veículos.

Não há dados específicos sobre este tipo de crime, mas o aumento é retratado no noticiário. Nas últimas semanas, o Portal GCN/Sampi tem noticiado casos semelhantes que reforçam a sensação de insegurança na cidade. Entre eles, o furto de uma carteira durante uma missa em Franca, além do caso de uma mãe que perdeu o carro usado para transportar o filho bebê após ter o veículo furtado.

Mais recentemente, um professor teve seu carro arrombado próximo a uma escola e uma motorista viu seu carro danificado ao deixar o Sesc.

Os registros acendem um sinal de alerta para motoristas.

Orientações da PM para evitar furtos a veículos em Franca

O 15º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) informou que, por meio do Plano de Policiamento Inteligente — que passa por revisão diária para acompanhar a dinâmica do crime — tem intensificado os patrulhamentos preventivos e ostensivos nas áreas mais afetadas. O objetivo é coibir a criminalidade e ampliar a sensação de segurança na cidade, especialmente em horários de maior fluxo.

Além disso, o Batalhão vem reforçando a presença de policiais em operações específicas e também conta com o apoio de policiais militares voluntários, que atuam em atividades extras por meio de parcerias com o Estado e o Município, através dos programas Atividade Delegada e Dejem. Essas ações têm foco especial em locais onde há grande concentração de veículos estacionados por longos períodos, como nas imediações de igrejas durante missas.

A Polícia Militar orienta motoristas e frequentadores a adotarem medidas simples de autoproteção, como:

Por fim, a PM lembra que a colaboração da comunidade é fundamental para o trabalho preventivo. A população pode e deve comunicar atitudes suspeitas ou irregularidades pelos telefones 190 (emergência) e 181 (Disque Denúncia).