A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, deu início, nesta terça-feira (1), à terceira etapa da Operação Zeladoria, que agora concentra seus esforços na região do bairro Higienópolis. A iniciativa visa uma ampla revitalização do quadrilátero compreendido entre as avenidas 31 de Março, Água Branca e Comendador Luciano Guidotti, com uma série de ações que vão desde o corte de mato até o tapa-buracos.
De acordo com o secretário da pasta, Luciano Celêncio, a escolha do Higienópolis não é aleatória. “Essa região concentra mais de 150 empresas, que são fundamentais para a economia da cidade, geram muitos empregos. Então, nesta terceira etapa, vamos executar os serviços de zeladoria para melhorar as condições da região, local que está esquecido há mais de cinco anos”, explicou Celêncio. A expectativa é que a operação traga melhorias significativas para a infraestrutura local, beneficiando tanto os negócios quanto os moradores da área.
Nos próximos dias, as equipes da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos estarão empenhadas em diversas frentes de trabalho. Os serviços incluem manutenção e limpeza urbana, com roçada e corte de mato em áreas e calçadas públicas, poda de árvores, e limpeza de guias e sarjetas. A iluminação pública também será aprimorada, garantindo mais segurança e visibilidade. Além disso, a operação contempla o tapa-buraco e a limpeza de bueiros, ações cruciais para a conservação das vias e a prevenção de alagamentos, especialmente em períodos de chuva.
Para garantir a segurança de pedestres e motoristas, todos os serviços de zeladoria estão sendo devidamente sinalizados para o trânsito, minimizando os impactos no fluxo de veículos e orientando a população sobre as áreas em manutenção.
A segunda etapa da Operação Zeladoria, realizada em maio na região do bairro Nova Piracicaba, apresentou resultados expressivos. O balanço incluiu a modernização de 35 pontos de rua com iluminação LED e a execução de tapa-buraco em 21 vias.
A fiscalização também foi intensificada, com 26 vistorias realizadas, resultando em dois autos de infração e 18 notificações preliminares relacionadas a mato alto, limpeza de calçada, limpeza de imóvel e a Lei Cidade Limpa. A operação em Nova Piracicaba ainda contemplou a manutenção com máquina e aplicação de material na via paralela à avenida Cruzeiro do Sul (via urbana não pavimentada), o corte de grama em todos os canteiros de avenidas, praças, parques e academias, além da coleta de galhos e capinação manual de guias e sarjetas em pontos estratégicos.
Outros bairros devem participar do movimento realizado pela Prefeitura ainda este ano. O próximo lugar da Operação Zeladoria ainda não foi divulgado.