30 de julho de 2024
PREVENÇÃO

Governo adota plano para seca; em Franca não chove há 109 dias

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Sabesp
Centro de tratamento de água da Sabesp em Franca: a última vez que os sistemas da Defesa Civil detectaram chuva na cidade foi em 12 de abril

O Governo estadual publicou, nesta segunda-feira, 29, um decreto instituindo o “Plano Estadual de Resiliência à Estiagem – SP Sempre Alerta”. A medida tem como objetivo adotar ações contra impactos provocados pela estiagem prolongada em todo o estado de São Paulo.

Em Franca, não há registro de chuvas significativas há 109 dias. A última vez em que os sistemas da Defesa Civil detectaram precipitação foi no distante 12 de abril, quando sete milímetros foram registrados. Desde então, a cidade viu apenas chuviscos.

A administração estadual afirma que o novo plano tem como objetivo estimular o consumo consciente de água, oferecer apoio aos municípios atingidos pela estiagem e integrar as políticas e programas estaduais de resiliência climática já em andamento, além de outras iniciativas.

O decreto ainda possibilita a firmação de parcerias entre cidades para a realização de ações preventivas conjuntas e a garantia de fornecimento hídrico contínuo para a população, incluindo, também, o apoio para produtores rurais.

Dentre as medidas tomadas, ainda está a de treinar funcionários da Defesa Civil e do Sistema Estadual de Proteção para ajudar na prevenção de incêndios florestais. Neste início de semana, Franca foi incluída em uma zona de emergência para o risco de fogo em áreas verdes.

Apesar da estiagem, Franca não registrou, de acordo com a Sabesp, um consumo exagerado de água. Isso não exime, porém, a população de seguir recomendações para economizar os recursos hídricos.