Um morador de Franca, de 44 anos, foi preso para iniciar o cumprimento da pena de 13 anos de prisão imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A Polícia Militar fez a prisão do homem nessa sexta-feira, 26.
A identidade do condenado não foi divulgada pelas autoridades. Também não foram informados detalhes sobre a conduta atribuída a ele durante os ataques às sedes dos Três Poderes.
Segundo as informações apuradas, o homem já havia permanecido preso preventivamente por cerca de 13 meses durante o andamento do processo. Agora, após a condenação definitiva, voltou a ser preso para cumprir a pena.
Ele foi condenado pelos crimes relacionados aos ataques contra o Estado Democrático de Direito, que culminaram na invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em 8 de janeiro de 2023.
As condenações dos envolvidos variam conforme a participação de cada réu e incluem crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os atos ocorreram uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reuniram milhares de participantes em Brasília. As investigações apontaram que parte dos participantes invadiu e depredou os prédios públicos em uma tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022. Desde então, centenas de pessoas foram denunciadas e condenadas pelo STF.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.