O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), anunciou nesta quinta-feira, 18, uma série de medidas que envolvem trânsito, infraestrutura urbana, saúde e requalificação de espaços públicos. As revelações foram feitas durante entrevista ao jornalista Corrêa Neves Jr., do Portal GCN/Sampi, na estreia do Arena GCN, novo podcast semanal.
Entre os principais temas abordados estão a instalação de radares e a utilização de policiais no sistema de monitoramento por câmeras para aplicação de multas, a mudança de destinação do prédio da antiga Estação Mogiana, o andamento das obras de combate às enchentes e a situação do Hospital Estadual “Dom Diógenes”. Alexandre admitiu que o começo da operação do hospital ainda não reduziu as filas de espera por leitos, mas acredita que a situação será resolvida nos próximos três meses.
Assista à entrevista completa do prefeito Alexandre Ferreira ao podcast Arena GCN.
Trânsito terá fiscalização por monitoramento
Uma das principais medidas anunciadas foi o reforço da fiscalização de trânsito. Segundo Alexandre, a próxima etapa será a presença de policiais militares na central de monitoramento para realizar autuações a partir das imagens captadas pelas câmeras.
“Agora, qual é o passo seguinte? É a gente colocar um policial militar que tenha poder de polícia administrativa nas câmeras. Na sala das câmeras”, disse.
Também foi anunciada a instalação de radares em vias da cidade, uma mudança radical no posicionamento histórico do prefeito, que sempre foi contra a medida. “Eu estou convicto e nós vamos fazer”, disse Alexandre.
Além da fiscalização, a administração municipal mantém campanhas educativas, ações de conscientização e operações com apoio policial para tentar reduzir os acidentes de trânsito.
Estação Mogiana terá serviços públicos
Alexandre também confirmou o fim do projeto do Mercadão Municipal na antiga Estação Mogiana. Segundo ele, o espaço, reformado e recuperado, passará a receber serviços públicos.
“O Mercadão está morto. Está resolvido. E eu vou para o serviço público lá”, declarou.
A mudança ocorre após a abertura de três licitações que não alcançaram adesão suficiente para a ocupação dos boxes e quiosques previstos no projeto.
A proposta da Prefeitura é instalar no local equipamentos ligados à assistência social e à cultura, como Cras, Creas, biblioteca e espaços culturais.
Hospital ainda não reduziu filas
Durante a entrevista, o prefeito comentou o funcionamento do Hospital Estadual “Dom Diógenes”. Segundo Alexandre, a unidade ainda não produziu impacto significativo na redução das filas de internação em Franca.
“Um hospital desse tamanho não começa a funcionar como você faz uma pipoca em 30 segundos, são processos e testes demorados”, afirmou.
Apesar disso, a expectativa da administração é que os resultados se tornem mais perceptíveis até o fim do segundo semestre.
Obras contra enchentes seguem cronograma
O prefeito também atualizou o andamento das obras de drenagem executadas para reduzir os problemas de enchentes no município. Segundo ele, os trabalhos seguem dentro do cronograma estabelecido pela administração.
“Vamos fazer todo o possível para que a obra termine dentro do prazo”, disse.
Uma das principais frentes da intervenção ocorre na região do Galo Branco, onde a conclusão está prevista para janeiro de 2026.
Área Azul segue em discussão
Outro tema abordado foi a possível implantação da Área Azul nas avenidas Brasil e Presidente Vargas. O projeto ainda está em fase de consulta pública e análise pela Prefeitura.
Alexandre defendeu a necessidade de ampliar a rotatividade das vagas e alertou para possíveis impactos no comércio caso a medida não avance.
“Se o comerciante votar contra e continuar parando o carro lá, sabe o que vai acontecer com as avenidas Brasil e Presidente Vargas? A mesma coisa que aconteceu na Estação, o pessoal não vai comprar mais porque não tem onde parar”, afirmou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.