Reforço policial, retorno de policiais civis aposentados, uso de tecnologias, rediscussão sobre a eficácia da Fundação Casa e programas sociais estiveram entre os principais temas abordados pelos pré-candidatos a deputado estadual por Franca na campanha Franca Tem Voz.
Ao responderem a uma pergunta sobre segurança pública, os participantes apresentaram diferentes propostas para enfrentar a criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população.
Vídeos semanais
Os pré-candidatos poderão apresentar semanalmente suas propostas e posicionamentos sobre temas considerados relevantes para a população. No caso dos postulantes à Assembleia Legislativa, a equipe de reportagem do GCN encaminha uma pergunta às quartas-feiras, com prazo para envio das respostas em vídeo até as 16h do mesmo dia. O material é reunido em publicação nas redes sociais e acompanhado de texto jornalístico.
O que disseram os pré-candidatos?
A pergunta apresentada aos pré-candidatos foi a seguinte:
"A sensação de insegurança é um fato em Franca e na região. A população cobra mais policiamento, sempre um desafio frente ao orçamento do governo do Estado. Há também preocupação crescente sobre o número de feminicídios e violência contra as mulheres. A Fundação Casa e as medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei também são parte desse debate — muitos questionam sua eficácia. Qual sua opinião sobre estes desafios e o que mais propõe?"
Alexandre Tabah (Novo): “A sensação da insegurança é real e o aumento de feminicídios mostra que precisamos agir com mais firmeza.
Defendo mais policiamento, uso de tecnologia e inteligência para combater o crime e proteger as mulheres. Sobre a Fundação Casa, precisamos discutir sua eficácia quando facções criminosas utilizam menores para cometer crimes graves.
A Justiça precisa funcionar. Sou favorável à redução da maioridade penal para crimes graves. O cidadão de bem precisa voltar a ser prioridade.”
Flávia Lancha (PSD): “Desde 2023, busco soluções com as polícias Civil e Militar para melhorar a segurança da nossa região. Enviei propostas ao Estado que precisam sair do papel.
Uma delas é regulamentar a volta de policiais civis aposentados para suprir o atual déficit de pessoal, que é de 45%.
Também defendo o uso de novas tecnologias contra o crime, como fazem Indaiatuba e São José dos Campos. Por fim, combater a violência contra a mulher e resolver a questão dos menores infratores exige atenção multidisciplinar, unindo segurança, educação, saúde e amparo social.”
Marcos Ferreira (PSB): “A sensação de insegurança está diretamente relacionada com a desigualdade social. Propomos um plano regional de desenvolvimento, programa Jovem Aprendiz a partir dos 14 anos, programa Primeiro Emprego a partir dos 18, inclusive para jovens em internação socioeducativa do ECA.
Também defendemos programa de empregabilidade para mulheres e jovens vítimas de violência doméstica, garantindo independência financeira. Por isso é necessário disputar o orçamento do Estado para implementar programas que promovam o aumento da renda e a redução da desigualdade.
Defendemos ainda a destinação de recursos para que Franca e região aprimorem os serviços de zeladoria, iluminação pública, infraestrutura urbana e rural, sempre com participação popular e mobilização social.”
Projeto segue até as eleições
Os vídeos integram a campanha Franca Tem Voz, iniciativa que reúne entidades, veículos de comunicação e instituições da cidade com o objetivo de ampliar o debate sobre temas de interesse regional e estimular o fortalecimento da representação política de Franca e região nas esferas estadual e federal.
Ao longo das próximas semanas, os pré-candidatos voltarão a se manifestar sobre novos temas definidos pela organização do projeto. Após a homologação das candidaturas, a iniciativa também promoverá sabatinas individuais com os candidatos confirmados.
A pré-candidata Prof. Priscila (PT) enviou o vídeo após o prazo estabelecido e, por isso, não consta nesta primeira edição. A Delegada Graciela (PL) e a Cristiany de Castro (Republicanos) não enviaram suas gravações.
Sergio Granero (Republicanos) retirou sua pré-candidatura e, segundo ele, não irá disputar uma vaga para deputado estadual.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Fe Gomes 11/06/2026Nenhum que ao menos pense. Que brigue junto ao estado para que ao menos seja criada uma Cia. do Baep por aqui, ou ao menos seja transferida uma das cias. Do Baep para a cidade, nem que ao menos uma CAEP. Uma guarda civil que nem tem armas, e pouco mais de 20 homens. Uma metrópole infelizmente abandonada. Por culpa da péssima administração -
Valeska 04/06/2026Eles não falam e. Saúde, educação,detestam a palavra trabalhadores,ainda bem que temos liberdade de escolher,quem quiser inclusive que ao morem aqui -
Sebastião 04/06/2026Agora todo mundo sabe o que tem que ser feito e que os outros, sempre is outros, não fizeram, mas esses vão fazer e resolver tudo. Mas depois que entram lá?...ahh....bye bye Chiquitita, tchau..tchau.... Vamos falar a verdade?, a verdade é que eles querem mesmo são as mordomias do cargo, o status, a vantagens, o nome salário, o poder.....ninguém tá nem aí com nada não....eles querem é se dar bem...e o povo?....ahh..o povo...o povo que se exploda pra lá........ Eu quero é me arrumá........