FEBRE AMARELA

Romeiros que farão o Caminho da Fé até Aparecida devem se vacinar

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Google Maps
Marco zero do ramal do Caminho da Fé de Franca a Aparecida, na praça da Capelinha
Marco zero do ramal do Caminho da Fé de Franca a Aparecida, na praça da Capelinha

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo faz um alerta importante para os fiéis que pretendem participar de peregrinações e romarias nas Rotas da Fé para as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. A recomendação é que todos os participantes verifiquem e, se necessário, atualizem a vacinação contra a febre amarela.

Em Franca, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o imunizante está disponível gratuitamente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

A orientação principal é que a vacina seja aplicada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem, para garantir que a proteção esteja ativa durante a peregrinação, que muitas vezes passa por áreas rurais ou de mata.

As autoridades de saúde também reforçam duas regras importantes: por se tratar de dose única, quem já foi vacinado uma vez na vida (a partir dos 5 anos de idade) não precisa de reforço. Já os idosos com mais de 60 anos devem apresentar uma recomendação médica para que a aplicação da vacina seja avaliada.

Além da vacinação, a campanha recomenda cuidados adicionais, como o uso de repelentes e roupas que cubram braços e pernas. A Secretaria de Saúde de Franca informa que, neste ano, a cidade não registrou nenhum caso ou óbito por Febre Amarela, e que a ação tem caráter exclusivamente preventivo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Belizaro 17/09/2025
    Levem na mochila alguns pacotes de bolacha para dar para as crianças pobres que vão encontrar pelo caminho. Talvez o que vcs vão procurar no destino vcs encontrem nos olhos dessas crianças antes de completarem a caminhada.