O Governo do Estado de São Paulo deu um passo decisivo para o funcionamento do novo hospital estadual de Franca, chamada de “Hospital Regional Três Colinas”. Foi publicado no Diário Oficial dessa quarta-feira, 10, o edital de Convocação Pública para selecionar a entidade que será responsável pelo gerenciamento da unidade.
A seleção é voltada para entidades privadas sem fins lucrativos, já qualificadas como OSS (Organização Social de Saúde) no âmbito estadual. A organização escolhida firmará um Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado da Saúde pelo período de cinco anos.
Exigências de alta complexidade
O edital estabelece critérios rigorosos para as interessadas, refletindo a complexidade dos serviços que serão oferecidos pelo novo hospital. Para participar da seleção, a entidade deverá comprovar experiência mínima de cinco anos na gestão de hospitais em, pelo menos, duas das seguintes áreas:
- Unidade de assistência de alta complexidade em traumato-ortopedia;
- Unidade de assistência de alta complexidade em cardiologia adulto;
- Internação em Saúde Mental;
- Centro de Reabilitação Física/Motora.
Além disso, a organização precisa possuir certificações de qualidade hospitalar, como o Selo CQH ou acreditações nacionais de, no mínimo, nível 2.
Próximos passos
A publicação do edital marca o início de um cronograma definido para a seleção.
- Manifestação de Interesse: as organizações sociais interessadas têm o prazo de 10 dias úteis, a contar da publicação, para manifestar por escrito o interesse em participar do processo.
- Apresentação do Plano Operacional: após o término do primeiro prazo, as entidades terão 20 dias úteis para apresentar um Plano Operacional detalhado, que será avaliado por uma Comissão de Avaliação Técnica da Secretaria da Saúde.
O edital disponibiliza mais informações em um link no artigo 4º, por meio do portal da transparência, entretanto, até a publicação desta matéria nenhum material relacionado ao Hospital Regional de Franca havia sido anexado. O edital completo poder ser conferido clicando aqui.
O hospital
O novo hospital estadual de Franca contará com 225 leitos, incluindo vagas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Hospital Dia, Psiquiatria e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Pediátrica e Adulta. As obras foram iniciadas em 30 de novembro de 2022, com um investimento estimado em R$ 150 milhões.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.