URGENTE

Câmara derruba lei em vigor há 8 dias e libera rodeios em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Câmara Municipal
Vereador Zezinho Cabeleireiro, autor do projeto, com representantes do setor de rodeios, na Câmara Municipal
Vereador Zezinho Cabeleireiro, autor do projeto, com representantes do setor de rodeios, na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Franca revogou a lei que proibia rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos semelhantes na cidade. A decisão foi tomada em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 4, com 11 votos a favor da revogação e 3 contrários.

A revogação da proibição de rodeios e eventos semelhantes segue agora para sanção ou veto do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que terá 15 dias úteis para decidir sobre o tema.

Votaram favoravelmente à revogação: Andréa Silva (Republicanos), Carlinho Petrópolis (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Donizete da Farmácia (MDB), Fransérgio Garcia (PL), Kaká (Republicanos), Leandro O Patriota (PL), Marcelo Tidy (MDB), Marco Garcia (PP), Walker Bombeiro da Libras (PL) e Zezinho Cabelereiro (PSD).

Andréa, Claudinei da Rocha, Fransérgio Garcia, Leandro O Patriota, Marcelo Tidy, Marco Garcia e Walker Bombeiro da Libras, que no dia 5 de agosto votaram para proibir o rodeio, em menos de um mês mudaram de opinião, e agora votaram pela liberação.

Votaram contra a revogação: Gilson Pelizaro (PT), Lindsay Cardoso (PP) e Marília Martins (PSOL).

O Franca Rodeo Music, que promete montarias em touro, acontece nos dias 25 a 27 de setembro.

Matéria em atualização.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

11 Comentários

  • Helio P Vissotto 04/09/2025
    Preferiria ser um touro de rodeio do que um boi em confinamento! Quem não?
  • ALEXANDRE CIRINO 04/09/2025
    Assim como dominamos cães , vacas , cavalos e outros animais, não muito tarde ,seremos colocado da grande fazenda das Inteligências Artificiais para nutrir e diver las . Se cultura é subir no lombo de um mamífero , apertar seu saco e no final se vangloriar de ficar no máximo 8 segundos é no mínimo bizarro
  • Maria 04/09/2025
    Festa do gado, igualzinho quem votou a favor kkk
  • José 04/09/2025
    Parabéns pela revogação!!!!! Viva o rodeio e as manifestações culturais!!! Em tempo sem anistia!!!
  • JOAO POLICARPO DA COSTA 04/09/2025
    Até que enfim acertarão os vereadores parabéns
  • Antonio Carlos 04/09/2025
    Olhem bem esses tipos, perguntem a eles se eles conhecem algum nome do Iluminismo, o que é Humanismo, o que é Etologia, Zootecnia ou algum principio básico de Veterinária....não, esses mal sabem assinar os seus nomes. Será que algum deles terminou o ensino prinario?, o segundo grau?. Pois eu te digo que prefiro frequentar um curral cheio de animais do que estar no ambiente de animais que sentem prazer em torturar seres indefesos que nos foi dado na Genese para os nossos cuidados, satisfação de convivermos e para as nossas necessidades de trabalho e alimentação. Eu não me sinto bem perto desse tipo de pessoas, ainda menos daquilo pavoroso que eles fazem para se divertirem e divertir a plebe ignorante, inculta e atrasada, povo sem alma, sem passado, sem presente e sem futuro. Não, por acaso, são esses mesmo tipos que abandonam aquelesls cavalos nas periferias, animais que vivem e morrem abandonados à míngua, ou atropelados nas estradas. Atraso, ignorância profunda, prazer profano, trevas, dor e sofrimento, é disso o que gostam essa ralé cheia de vermes na barriga e dentro da cabeça. Índios não fazem, nunca fizeram qualquer tipo de coisa com animais que se assemelham a isso, ao contrário eles reverenciam toda forma de vida, respeitam os animais, enxergam neles a manifestação divina da criação, a presença do Criador. Me sinto diminuído como ser humano quando vejo que seres humanos são capazes se sentir prazer vendobos olhos terrificados de animais sentido dor e sofrimento. Não vou nesses ambientes de atraso e de degradação, mas advirto, não maltratem um animal na minha presença, eu não aceitaria, na minha presença, não.
  • Joel 04/09/2025
    Parabéns aos que foram contra a aprovação da lei na primeira etapa, e cautela e mais estudos para estes que voltaram atrás só por meio da perda de votos na próxima eleição e que eles entendam que só fazendo o melhor pra população francana poderão ser reeleito .
  • Doni 04/09/2025
    A população da cidade que deveria decidir sobre isso com um referendo
  • Ricardo 04/09/2025
    Aos que “mudaram” de opinião: gastaram dinheiro publico com uma sessão para votar e aprovar a lei e agora em 8 dias votam o contrário
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 04/09/2025
    ELEITOR FRANCANOS É BOM VOCES VEREM OS TIPOS DE VEREADORES QUE VOCES ELEGERAM . ESSA CAMARA ATUAL É UMA VERGONHA .
  • Zezim 04/09/2025
    Que bagunça. Hoje vota de uma forma amanhã muda de ideia e vota de outra vai entender.