Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Franca promovem, neste sábado, 6, uma grande ação de valorização da vida na Praça Central. O evento, com o tema “Juntos Unidos pela Vida”, começa às 9h, em frente à Concha Acústica, com atividades gratuitas e abertas a toda a população.
A iniciativa da Prefeiturade Franca, organizada pelos Caps AD III Renascer e Caps III Florescer, administrados pela Fundação Espírita Allan Kardec, e pelo Ambulatório de Saúde Mental, busca aproximar os serviços de saúde da comunidade, oferecendo um espaço de acolhimento e diálogo.
A programação incluirá oficinas de pintura e confecção de mandalas, atividades físicas, rodas de dança e música, além de aferição de sinais vitais e orientações sobre saúde mental com profissionais da área.
“O Setembro Amarelo é muito importante, porque a equipe vai até a população para mostrar a relevância do cuidado em saúde mental, desmistificando estigmas. É o momento de encorajar as pessoas a buscar ajuda”, afirma Roberta Vilela Maia, do Setor de Gestão dos Caps e Saúde Mental.
O coordenador do Caps Renascer, Fernando Miguel, reforça o convite. “Falar sobre os sofrimentos e angústias que nos afetam é quebrar tabus, é acolher e oferecer esperança. Reforçamos que é fundamental lembrar: você não está sozinho. Pedir ajuda é um ato de coragem”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.