Para os motoristas de Franca e região que planejam ir à 70ª Festa do Peão de Barretos, o alerta está ligado. Na primeira semana do evento, o Detran-SP, em parceria com as polícias, realizou uma megaoperação contra a alcoolemia nas principais rotas de acesso, fiscalizando 5.256 condutores.
As blitze, que ocorreram de quinta a domingo em Barretos e São José do Rio Preto, resultaram em 96 autuações de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro e um flagrante de direção sob efeito de álcool. No sábado, um motorista embriagado tentou fugir da fiscalização em Rio Preto, foi perseguido e acabou preso em flagrante por crime de trânsito.
“O motorista da vez, que não bebe para levar e trazer o restante do grupo da festa em segurança, é a garantia da diversão consciente. Álcool e direção são incompatíveis. Estamos agindo para preservar vidas“, destaca Ednéia Nascimento, superintendente do Detran-SP na região.
Além da fiscalização, o Detran-SP promoveu ações educativas com a campanha “Escolha o Motorista da Vez e Evite o Xadrez”, que alcançaram quase 11 mil pessoas em shoppings e postos de combustível.
A jovem Maria Fernanda, que viajou de Santa Rita do Passa Quatro para a festa, elogiou a iniciativa. “Tem que insistir nessa mensagem, porque o pessoal vem para Barretos e acaba bebendo, esquece do perigo. O passeio pode acabar gerando uma tragédia”, afirmou.
As operações de fiscalização continuarão de forma intensiva até o final do evento, no dia 31 de agosto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.