VENCEDORES

Queijos de Franca ganham ouro em prêmio nacional; conheça mais

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Pedro Dartibale/GCN
Equipe do Laticínios Zanetti com os queijos e doce de leite premiados
Equipe do Laticínios Zanetti com os queijos e doce de leite premiados

O Laticínios Zanetti, um laticínio familiar localizado na Fazenda Vera Cruz, na rodovia Fábio Talarico, próxima a Franca, conquistou um lugar de destaque no cenário nacional ao ser premiado em duas importantes competições de queijos e derivados. A empresa levou quatro medalhas no Concurso Nacional de Blumenau (SC), um dos mais relevantes do país.

A consagração veio com medalha de ouro para o Queijo Minas Frescal e para o Queijo Tipo Árabe. Além disso, o Queijo Montanhês e o recém-lançado Doce de Leite da marca foram premiados com a medalha de bronze.

"Levamos quatro queijos, sem nenhuma pretensão. Meu pai até brincou que a gente podia ir embora, não esperamos a premiação, e fomos premiados nos quatro", contou Ana Maria Zanetti, uma das responsáveis pela produção. Segundo ela, a busca por concursos começou como uma forma de obter um feedback técnico para aprimorar a qualidade. A estratégia deu tão certo que o Queijo Montanhês já havia sido premiado anteriormente na Expo Queijo, em Araxá (MG).

Além dos queijos e doce de leite o laticínio também produz iogurte, manteiga e claro, o próprio leite Zanetti.

Da insatisfação ao sucesso

A história do laticínio, contada por um dos proprietários, Júlio Zanetti, é um exemplo de empreendedorismo e superação. Ele e o irmão eram produtores de leite e estavam descontentes com o tratamento e os preços pagos pelas cooperativas.

“Chegava no final do mês, a gente ficava muito insatisfeito. Um dia fomos a uma reunião e o presidente da cooperativa meio que desfez da gente. Ali, nós combinamos: ou íamos parar de tirar leite, ou íamos montar um laticínio. E deu certo que a gente montou”, relembrou Júlio.

Hoje, após mais de 30 anos de luta e dedicação, o que começou como uma resposta à frustração se transformou em uma marca premiada, que leva o nome de Franca para o pódio dos melhores produtos lácteos do Brasil.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • Ira 18/08/2025
    parabens,como e gratificante ,ver u m trabalho reconhcido,e premiado,
  • djalma 18/08/2025
    PARABÉNS!!! Meu saudoso avô era muito amigo do seu Orestes Zanetti, provavelmente também avô desses meninos. Eu me lembro que éramos levados, ainda crianças, para passar tardes na agradável companhia do seu Orestes. Adorávamos as mangas. Mais tarde, no final dos anos 1980 passava com meus filhos pela rodovia, via o curral, vacas por ali, que meus filhos também gostavam muito. Essas iniciativas trazem orgulho para todos nós francanos.
  • Keila 17/08/2025
    Parabéns ao Júlio, Carminha e toda a equipe do leite Zanetti!