CURIOSIDADE

Avião faz manobras baixas sobre Franca e intriga moradores

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Flightradar24
Repetidas voltas que o bimotor realizou na cidade de Franca
Repetidas voltas que o bimotor realizou na cidade de Franca

O voo de um avião bimotor realizando repetidas manobras em baixa altitude sobre Franca, na manhã desta terça-feira, 12, chamou a atenção e despertou curiosidade entre moradores. Apesar do sobrevoo incomum, a aeronave não representava risco: tratava-se de um procedimento de treinamento para obtenção de licença de piloto de bimotores, segundo especialistas e a administração do aeroporto.

A aeronave, que saiu de Sales Oliveira, foi até Bauru, voltou e chegou a Franca, onde realizou diversas aproximações e sobrevoos em baixa altitude na região do aeroporto. Depois, seguiu para a região de Sales e Orlândia e, após algumas manobras, rumou a Ribeirão Preto, onde pousou.

Segundo Túlio Negrinho, de 38, piloto de aeronaves leves e especialista em aviação, consultado pela reportagem, o procedimento é conhecido como "toque e arremetida".

“O piloto toca o avião na pista, pousa brevemente, acelera novamente e decola em seguida, sem parar. É uma manobra comum e necessária em cursos de formação, aperfeiçoamento ou renovação da licença de piloto”, explicou.

De acordo com o especialista, o aeroporto de Franca é frequentemente escolhido para esse tipo de atividade devido à sua infraestrutura. “Como Franca tem uma pista de 2 mil metros, larga e longa, muitas escolas e aeroclubes gostam de vir para cá treinar, porque é uma pista boa e segura para essas manobras”, concluiu.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Xiiiiiiiiii 12/08/2025
    Será que não é o Aerolula querendo se encontrar com o \"Xi Jipinho\" ?