A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na manhã desta segunda-feira, 11, um alerta para a baixa umidade relativa do ar em Franca. O aviso, divulgado às 11h50, recomenda que a população mantenha-se hidratada, beba bastante água e evite exposição excessiva ao sol.
Segundo o comunicado, o índice de umidade está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera ideais valores acima de 60%. Segundo a Climatempo, a umidade pode cair para até 24% nesta segunda-feira, o que coloca a cidade em estado de atenção. Já na terça-feira, 12, a situação se agrava, com índice abaixo dos 20%.

Situações de baixa umidade podem provocar desconforto respiratório, ressecamento da pele e dos olhos, além de aumentar o risco de incêndios em áreas com vegetação.
A orientação é que a população:
- ingerir líquidos regularmente;
- permaneça em ambientes arejados;
- evite atividades físicas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia;
- utilize umidificadores de ar ou toalhas úmidas dentro de casa para amenizar os efeitos da secura.
Temperaturas instáveis
Segundo os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por volta das 7h na manhã desta segunda-feira, os termômetros marcavam 8,7°C de acordo com a estação convencional, localizada no aeroporto de Franca. Essa queda acentuada, embora significativa, ainda não atinge o nível da mínima registrada no domingo, 10, que foi de 6,8°C na mesma faixa de horário.
De acordo com a Climatempo, espera-se que a quinta-feira seja o dia mais quente da semana, com mínima estimada em 12°C e máxima podendo alcançar até 30°C. O fim de semana deve ser de sol com algumas nuvens: no sábado, a temperatura deve variar entre 16°C (mínima) e 29°C (máxima); no domingo, entre 19°C e 30°C. A previsão indica que as temperaturas continuarão subindo na próxima semana.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.