Após a Câmara Municipal de Franca aprovar o projeto de lei que proíbe rodeios na cidade nesta terça-feira, 5, a organização do Franca Rodeo Music reafirmou que o evento e as montarias em touros serão realizados em setembro.
A proposta, apresentada pela vereadora Lindsay Cardoso (PP), proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farra do boi e eventos semelhantes no município. Segundo a justificativa, essas práticas provocam dor e sofrimento aos animais.
O projeto foi aprovado com 10 votos a favor e 4 contra, e agora segue para a decisão do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que pode sancionar ou vetar a medida.
Leia mais: Câmara aprova por 10 a 4 proibição de rodeios em Franca
Em nota oficial assinada por Matheus Calil, organizador do evento pela empresa Viola Show, foi ressaltado que o rodeio é um esporte regulamentado por leis federais e reconhecido como manifestação cultural brasileira, conforme as Leis 10.519/2002 e 13.873/2019.
"A querida Franca é uma cidade que valoriza as tradições sertanejas, e é evidente que a região e todo o interior de São Paulo celebram com entusiasmo as centenas de festas do peão que acontecem durante todo o ano. O evento está sendo carinhosamente preparado para fazer história, gerar empregos, fomentar a economia e valorizar o rodeio e a cultura sertaneja do nosso povo", diz o comunicado.
Programação confirmada
O Franca Rodeo Music trará grandes nomes da música nacional. Confira:
- Quinta-feira (25/09): Jorge & Mateus e Pedro Libe
- Sexta-feira (26/09): Hugo & Guilherme e VH & Alexandre
- Sábado (27/09): Luan Santana, Jiraya Uai e Jeito Moleque
O local não foi confirmado pela organização da festa.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
LEANDRO BIANCO GASPAR 07/08/2025Deixa o rodeio em paz vereadores deveriam si preocupar com a população, vão brigar por saúde que tá uma vergonha -
Japão 06/08/2025Essa M€rd@ de franca já não tem nada e esses vereadores de b0st@ já querem tirar o pouco de diversão que população... a cidade está abandonada pelo prefeito, os vereadores não presta para nada. Pq eles não vai se preocupar com os matos altos, com as praças cheias de traficant€s, pq não vai por mais vigilância no jardim petralia (onde acontece vários assaltos sobre os estudantes da unesp) pq não vai olha o \"puxa faca\" onde tem várias pessoa em situação de rua, pq não olhar o centro e está horrível e pq não vai procurar fazer um hospital veterinário público, pq não vai olhar os cachorros que são sendo abandonados... tanta coisas para se preocupar nessa cidade que está horrível e o povo quer se preocupar com montaria???? Cria vergonha na cara de vocês, esses bichinhos são mais cuidados do que gente. Vamos olhar coisas mais sérias e urgente! -
Geraldo 06/08/2025Política de pão e circo. Dê diversão aos pobres e eles não se revoltarao! Cultura sertaneja da cidade? Hahahah brincadeira isso. Aqui quando convém se assemelha a são Paulo, quando toca outra marcha, convém ser interiorano. Cidade pomba dessa. -
Alexandre 06/08/2025Se uma lei municipal é aprovada, reflete o desejo da população local, pois os representantes do povo é quem rege a camara municipal, e essa lei tem que ser cumprida e não questionada. Senão não for assim, para que serve a câmara de vereadores?