TREMEU AÍ?

Claraval registra três tremores de terra no 1º semestre de 2025

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
Vista de parte da cidade e do Mosteiro de Claraval
Vista de parte da cidade e do Mosteiro de Claraval

Três tremores de terra foram registrados em Claraval (MG) no primeiro semestre de 2025. A cidade, que fica a 22 km de Franca, nunca havia registrado quaisquer tremores desde 1950 e, apesar de três ocorrências, os moradores da região não tomaram conhecimento sobre os episódios.

Os tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e ocorreram em março e junho deste ano.

Foram dois no dia 12 de março, uma quarta-feira, entre às 7h e 8h. As magnitudes foram de 1,7 e 1,9 mR (magnitude Richter) - uma variação da conhecida escala Richter, somente com adequações regionais. Já o terceiro tremor foi sentido em junho, numa sexta-feira, 6, e teve magnitude de 2,3 mR. Este aconteceu às 8h24.

Os valores das magnitudes são considerados baixos e não implicam em danos significantes à estrutura das cidades, além disso, os moradores sequer sentiram o fenômeno.

“Não senti nenhum tipo de tremor em Claraval. Não tenho nenhum conhecimento preciso sobre possibilidades de terremoto na região”, disse o padre Guilherme Souza.

Existe explicação por trás dos tremores? 

O sismólogo do Centro de Sismologia da USP, José Alexandre Araújo, disse que as ocorrências de tremores na região de Claraval, de baixa magnitude, são comuns e acontecem cotidianamente por todo o Brasil.

“Terremotos de magnitude 2-3 acontecem por todo o Brasil devido a pressões no interior da crosta. Eles têm pouquíssimas chances de causarem algum problema para a população”, explicou.

Tremores em Franca 

O centro de pesquisas ainda abordou sobre a possibilidade de Franca ter sido epicentro de um tremor de terra em 1988. Araújo explica que o possível fenômeno ocorreu no dia 10 de novembro daquele ano, mas, como não existem informações suficientes para confirmação do ocorrido, este não consta nos registros do órgão. A magnitude deste episódio teria sido de 2,3 mR.

Vale relembrar!

Em 2019, Franca sentiu o tremor de magnitude 3,9 mR que surpreendeu não somente os francanos, mas toda a região que também sentiu a terra tremer. Este episódio teve epicentro em Delfinópolis (MG) e pôde ser sentido em diversas cidades da região, no dia 20 de maio.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários