Os francanos amantes de astronomia e os curiosos terão um motivo especial para olhar para o céu na noite desta segunda-feira, 28. A Lua e o planeta Marte protagonizarão um belo espetáculo celestial, aparecendo muito próximos um do outro, em um alinhamento que poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil, inclusive em Franca.
O fenômeno é de fácil observação. A dica dos especialistas é simples: após o pôr do sol, basta olhar para a Lua. Ao seu lado, um ponto brilhante e de cor avermelhada se destacará no céu, este será o planeta Marte. A conjunção será visível mesmo em áreas com iluminação urbana.
O melhor horário para a observação será entre o anoitecer e as 20h30. Quem tiver um binóculo ou um telescópio em casa poderá ter uma visão ainda mais privilegiada, com a chance de ver os dois astros no mesmo campo de visão.
Outro destaque da noite será a "Luz Cinérea", um brilho suave que ilumina a parte escura da Lua. Esse efeito é causado pela luz do Sol que é refletida pela superfície da Terra e, por sua vez, ilumina a face não visível do nosso satélite natural, criando uma bela e sutil luminescência.
Segundo o Observatório de Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ainda esse ano teremos mais três alinhamento/conjunções planetárias visíveis, são elas:
- 12 de agosto - Conjunção entre Vênus e Júpiter antes do amanhecer, direção nordeste, na constelação de Gêmeos.
- 19-20 de agosto - Lua, Vênus e Júpiter formarão belo trio celeste antes do amanhecer, direção nordeste, na constelação de Gêmeos.
- 23 de outubro - Conjunção entre Lua, Marte e Mercúrio. Os três astros formarão belo trio celeste ao anoitecer, direção leste, na constelação de Libra.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.