Trezentas famílias de baixa renda em Franca foram beneficiadas com a instalação gratuita da nova parabólica digital através do programa Siga Antenado, que encerrou seu período de agendamentos no final de junho. A iniciativa, que em todo o Estado de São Paulo conectou mais de 112 mil famílias, garantiu que a população mais vulnerável continuasse com acesso a canais de TV aberta de qualidade após a chegada da tecnologia 5G.
O programa, uma contrapartida do leilão do 5G, foi criado para substituir as antenas parabólicas tradicionais, que operam na mesma frequência da nova tecnologia de internet móvel (a faixa de 3,5 GHz), evitando interferências de sinal.
Com a conclusão do projeto, a EAF (Entidade Administradora da Faixa) limpou a frequência em todo o país 14 meses antes do prazo, possibilitando a expansão do 5G. “A cada nova parabólica instalada, entregamos dignidade, acesso à informação e conteúdo de qualidade. Esse é o nosso legado”, afirmou Leandro Guerra, CEO da EAF.
Alerta: sinal antigo será desligado
Apesar do encerramento do programa de instalação gratuita, a mudança para a nova tecnologia ainda é necessária para quem não foi contemplado. A EAF alerta que o sinal das antenas parabólicas tradicionais será desligado permanentemente em 31 de dezembro de 2025.
A partir dessa data, as residências que ainda utilizarem o equipamento antigo perderão o acesso aos canais de TV aberta. Portanto, quem ainda usa a parabólica tradicional deve providenciar a troca por uma antena digital para não ficar sem sinal.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Jesuino Salgado 28/07/2025A doutrinação alienante é a alma do negócio..... -
Freitas 28/07/2025De graça??? Não existe dinheiro público, existe dinheiro do pagador de impostos. - Margaret Thatcher Me arrancaram tudo à força e depois me chamam de contribuinte. - Millôr Fernandes