ABANDONO

Cachorro é achado em meio a lixo no City Petrópolis, em Franca

Por Laís Bachur | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Laís Bachur/GCN
Cachorro de porte grande foi deixado em terreno no City Petrópolis
Cachorro de porte grande foi deixado em terreno no City Petrópolis

Mais um caso de maus-tratos contra animais vem gerando comoção em Franca. Um cachorro de grande porte, visivelmente desnutrido e debilitado, foi encontrado abandonado em um terreno fechado na avenida São Pedro, no bairro City Petrópolis. O local, cercado por muros e um portão de grades trancado com corrente, está tomado por lixo e objetos recicláveis, e também abrigava o cão, que foi deixado à própria sorte.

Segundo os moradores da região, ninguém é visto no imóvel há vários dias. A situação do animal é lamentável: extremamente magro, com os ossos aparentes, sem acesso visível a comida ou água e com sinais claros de desidratação - a língua para fora e comportamento apático. Largado como se fosse mais um entulho do terreno.

Ao serem acionados, agentes da Guarda Civil Municipal foram até o local e constataram a situação insalubre. Sensibilizados com o estado do cachorro, os guardas compraram um saco de ração em um mercado próximo e alimentaram o animal, que devorou a comida rapidamente, demonstrando fome extrema.

Durante a tentativa de localizar o responsável, um morador informou que o terreno poderia pertencer a uma senhora, mas que havia sido alugado para um homem de Morro Agudo, cuja presença na cidade era incerta. Os guardas consultarão os registros da Prefeitura para identificar a proprietária do imóvel, que será notificada.

Mesmo que o local tenha sido alugado, a responsabilidade pelo estado do terreno e do animal recai sobre a proprietária, caso se confirme o abandono. Segundo os guardas, além da infração por descarte irregular de lixo, ela poderá ser responsabilizada por maus-tratos ao animal - crime previsto na legislação brasileira, com pena de reclusão e multa.

A Guarda Municipal informou que um veterinário irá até o local nesta quinta-feira, 24, para avaliar o estado de saúde do cão. O animal será monitorado, e qualquer possível adoção ou transferência contará com acompanhamento direto da corporação.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Augusto 23/07/2025
    Que Maldade !!