TRAVESSIA

MG anuncia construção de ponte entre Cássia e Delfinópolis

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Prefeitura de Delfinópolis
Travessia é feira por balsas entre Cássia e Delfinópolis
Travessia é feira por balsas entre Cássia e Delfinópolis

A construção da ponte que liga Cássia a Delfinópolis, municípios de Minas Gerais, próximos a Franca, foi anunciada pelo Governo de Minas no início desta quinta-feira, 17.

A obra terá um investimento de R$ 146 milhões com entrega prevista até 2029. O trecho compreende uma extensão de 1.280 metros, sobre o rio Grande.

A ponte é uma demanda antiga da população, que atualmente depende de balsas para cruzar o lago Mascarenhas de Moraes (Peixoto). A obra é considerada essencial para a economia local, que depende do turismo e da escoação agrícola.

O próximo passo para a obra sair do papel é o processo licitatório, com a divulgação do edital em outubro deste ano e a abertura da licitação no início de 2026. O modelo proposto pela Secretaria de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais é uma Parceria Público-Privada com a participação da Eletrobrás.

A notícia foi divulgada e comemorada pelo prefeito de Delfinópolis, Pedro Paulo (MDB), e por deputados de Minas, com postagens nas redes sociais, logo após uma reunião com representantes do governador do Estado.

“Hoje essa tão sonhada ponte é realidade no município. Fica aqui a gratidão desse prefeito a todos os envolvidos para que nós juntos pudéssemos alcançar nosso objetivo”, disse o prefeito, em um trecho da postagem.

Além da construção da ponte, a proposta prevê a modernização das balsas que prestam serviço na travessia entre os municípios banhados pelo lago das Usinas de Furnas e Peixoto. O investimento nas balsas será de cerca de R$ 20 milhões.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • Juarez 20/07/2025
    Se depender do Zema não tem ponte nenhuma, só promessa.
  • José 18/07/2025
    Vindo do Zema tem que esperar ficar pronto...igual as estradas asfaltadas que vão para os ranchos/fazendas dele
  • Jr 18/07/2025
    Sempre há essas conversas na véspera de ano político! Temos que pensar no asfalto q liga ao glória para beneficiar olhos d água e ponte alta.
  • Jesuino Salgado 18/07/2025
    Essa ponte demorou a sair do papel porque os políticos do gancho, os pinto de sempre, que alternavam o poder político na cidade não deixavam e iam cozinhando o galo da ponte porque tinham interesses nas arrecadações das balsas e estavam preparando caixa para comprarem barato as terras do município e adjacências que agora vão explodir de preço. É a velha e consagrada política mineira, e adivinha se o dono das lojas que come banana com casca e tudo pra não ter que jogar a casca fora não conhecia e está participando nos esquemas??. E assim se perpétua, por todos os lados do país, as velhas e conhecidas políticas regionais do que é vendendo o povo que se recebe o que seria do povo. Agora com todos os velhos proprietários de grandes extensões de terra do derfo e do zoi d\'agua já falicidos e os seus fi e neto em berlizonte trabaiano notras coisa, vamu compra tudesas terra e faze a ponte, uai!!...
  • Sidneu Elias 18/07/2025
    O Governador Romeu Zema (NOVO-MG) tirou MG do buraco, torço muito para que seja nosso próximo presidente.
  • Luis henrique 18/07/2025
    Se vai investir nas balsas nao vai ter ponte com certeza.