O Governo Federal liberou o repasse de R$ 30 milhões para a construção de uma policlínica em Franca. A lista dos municípios contemplados foi divulgada na noite desta quinta-feira, 17. Além de Franca, apenas Itapecerica da Serra, Marília e São Bernardo do Campo foram contemplados com o equipamento no estado de São Paulo.
Em entrevista ao portal GCN/Sampi, o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Rafael Bruxellas, informou que a verba é proveniente do Novo PAC Seleções. Ao todo, serão construídas 46 novas policlínicas no país, com investimento total de R$ 1,35 bilhão.
Com os recursos financeiros assegurados, segundo Bruxellas, é responsabilidade da Prefeitura de Franca dar continuidade ao processo. A próxima etapa será realizar a licitação da obra, ou seja, escolher a empresa que ficará responsável pela construção da policlínica.
Essa licitação precisa seguir todas as regras estabelecidas pelo Governo Federal. Como essa fase envolve a elaboração e publicação do edital (documento que define as regras da licitação), ainda não é possível definir uma data exata para a entrega da policlínica na cidade.
De acordo com o diretor de auditoria, quando Franca solicitou a instalação da policlínica, o município apresentou espaços aptos a receber a unidade. Um deles será escolhido para a obra; o endereço ainda não foi divulgado.
Bruxellas explicou que o Governo Federal buscou priorizar cidades que tinham a necessidade desse modelo de equipamento durante a escolha das contempladas. "Sabemos que Franca é uma cidade grande, com mais de 300 mil habitantes, cidade que tem necessidade de ter equipamentos de saúde e levar especialistas, uma cidade que atende toda a região, que é carente de equipamentos de saúde."
O político francano também enalteceu o trabalho do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na conquista da policlínica para o município. "É uma cidade importante para nós e para o Governo Federal. Teve uma atuação minha, sobretudo do ministro Padilha, para que conseguíssemos viabilizar isso diante de tantos municípios."
A policlínica é uma unidade de saúde que oferece atendimento ambulatorial especializado, com consultas e exames em diversas áreas da medicina. O objetivo é ampliar o acesso da população a diagnósticos precisos e ao acompanhamento com médicos especialistas, contribuindo para um cuidado mais completo e eficiente.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
6 Comentários
-
Angelomiguelfacirolli 19/07/2025Fico feliz pela essa escolha do governo do estado, que disponibilizou essa verba para o município de franca, grato glória a Deus! Aproveita e deixa uma indicação dos móveis para essa policlínica! GEPARZZA MÓVEIS PLANEJADOS, empresa francana a mais de 30 anos no mercado, e sou funcionário a 10 anos e confio nessa empresa pra prestar esse serviço que vai ser muito benéfica pros francano e outros municípios da região,Obrigado!! -
Sun 18/07/2025Alguém lembra de Bolsonaro fazer algo por Franca? Lula faz, mesmo esta cidade sendo um antro de bolsonaristas. -
Juarez 18/07/2025E Pedregulho continua com um hospital abandonado. Este dinheiro faria do hospital uma referência entre 22 municípios em São Paulo e Minas Gerais -
ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 18/07/2025Por isso eu fiz o L. #Lula2026 -
Gilmar Teodoro 18/07/2025Que ótimo, pelo menos o dinheiro de quem paga os impostos retorna com algum tipo de beneficio para população. Já era tempo e olha que demorou e muito. Vamos agradecer aqueles que contribuíram para mais esta conquista, ou seja quem paga os impostos absurdos desses governos dos desgovernos. -
Darsio 18/07/2025De novo LULA! Ah, não! Assim fica difícil te criticar, hein! Enviou duas ambulâncias novinhas para o SAMU, anunciou a a transformação do prédio da Unesp em Instituto Federal e, agora mais esse grande investimento em saúde. MAS, O QUE MESMO O TARCÍSIO DE FREITAS TROUXE PARA A CIDADE, FRANCANOS BOLSONARISTAS? AH, SIM! ELE INFESTOU AS RODOVIAS DA REGIÃO COM NOVOS PEDÁGIOS E, SÓ NA PORTINARI SERÃO MAIS CINCO. E, O TARCISÃO TAMBÉM APOIOU O TRUMP NA SOBRETAXA DO CAFÉ E DOS CALÇADOS DE FRANCA. ELE ADOROU COLOCAR O BONEZINHO DO TRUMP. BOLSONARISTAS, O QUE MESMO O GENOCIDA FEZ PELA CIDADE?